São Paulo, domingo, 09 de janeiro de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Com humor, telejornal trará notícias falsas

Programa baseado no site Sensacionalista estreia no primeiro quadrimestre deste ano

LÚCIA VALENTIM RODRIGUES

DE SÃO PAULO

"Mulher vai ao hospital para tirar música de Justin Bieber da cabeça."
Improvável? Com certeza. Mas a equipe do site Sensacionalista (www.sensacio nalista.com.br) não está atrás de notícias verdadeiras. Está em busca do inusitado para suscitar o riso.
Criado há seis meses, o endereço tem 20 mil acessos em média por dia, mas já bateu picos de 80 mil visitas. Também funciona bem no Twitter, com 47 mil seguidores.
A ideia surgiu do conceito do "The Onion", jornal americano de sátiras do noticiário, fundado em 1988 por Tim Keck e Christopher Johnson.
O formato vai ser adaptado para a TV em série que estreia no primeiro quadrimestre deste ano no Multishow.
"À primeira vista, as reportagens parecem reais, mas são coisas absurdas. Por isso usamos o slogan de um jornal isento de verdade", explica Nelito Fernandes, criador do site e redator final do programa em produção.
Eles adaptam o estilo de um telejornal. Dois apresentadores (Márcio Machado e Betina Kopp) estarão em um cenário sóbrio, com bancada, e chamarão correspondentes em todos os lugares.
Fernandes, que é jornalista da revista "Época", diz que a ideia não é enganar o público. Os absurdos serão óbvios, mas com alguma conexão com o real. "Perseguimos o humor de falar seriamente, com o rosto impassível, o maior absurdo do mundo."
Talvez por isso algumas notícias tenham sido interpretadas como verdadeiras ao serem tiradas do contexto do site. "Escrevemos que uma mulher tinha engravidado vendo filme pornô em 3D. Isso foi reproduzido como real num site em Portugal", relembra Fernandes.
Serão 13 capítulos, com duração ainda a ser definida, mas que não ultrapassará meia hora.
Os roteiros são escritos, além de Fernandes, por sua mulher, Martha Mendonça, por Marcelo Zorzanelli (roteirista do "Comédia MTV") e por Leonardo Lanna.
As imagens serão de agências reais, mas com usos diferentes das notícias verdadeiras. Também serão criados debates. O que querem dizer os figurinos de Lady Gaga ou se os donos de pitbull devem usar focinheira são alguns dos temas previstos.


Texto Anterior: Cinema: CineSesc exibe filmes para crianças neste mês
Próximo Texto: Vanessa vê TV: O Napoleão do crime
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.