São Paulo, sábado, 9 de janeiro de 1999

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Catálogo apresenta destaques

da Reportagem Local

O MAM é o protagonista do mais novo volume da coleção "Museus Brasileiros", que o banco Safra edita desde 1982. Este é o 17º volume da série. A tiragem é de 12 mil exemplares, que serão distribuídos gratuitamente a instituições culturais do Brasil e do exterior.
Não é o guia oficial do acervo de mais de 2.300 obras do museu (ainda em produção e à espera de patrocínio), mas dá uma boa idéia da riqueza -e também irregularidade- da coleção.
Nas 352 páginas do catálogo estão reproduzidas 178 obras, conseguidas graças a doações de galerias, colecionadores e artistas (um dos motivos da irregularidade) e a uma política de prêmios-aquisição instaurada com a mostra Panorama, a partir de 1969.
Apesar de o museu estar com 50 anos, a atual coleção começou a ser formada em 1967, com a doação da coleção Tamagni, que contava com obras de Tarsila, Bonadei, Di Cavalcanti, Pancetti e Volpi (ainda hoje o "filé" do acervo). Já nessa época, previa-se a valorização de movimentos estéticos paulistanos. O tel. do MAM é 011/549-9688. (CF)


Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.