São Paulo, sábado, 9 de janeiro de 1999

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Quem não paga recebe carta cobrando

da Reportagem Local

A Igreja Renascer em Cristo costuma mandar carta aos fiéis que não pagam suas contribuições em dia. A Folha obteve uma dessas cartas, enviada a um seguidor inadimplente em abril de 98.
O fiel estava atrasado no pagamento do carnê do "Desafio Gideões" -Gideão foi um guerreiro que defendeu a Terra Prometida conquistada por Josué. Esse desafio ajuda a manter obras assistenciais, 12 rádios, uma TV paga e quatro programas na Manchete.
A carta é assinada pelo apóstolo Estevam e pela bispa Sônia Hernandes, as autoridades máximas da Renascer.
Após informar o atraso do gideão, Estevam escreve que sua "preocupação é que você não fique com pendências espirituais por causa disto. (...) Ainda que, por algum motivo, você não tenha pago as parcelas, temos uma orientação de Deus para tua vida".
A primeira orientação é: "Pague a parcela do mês (ainda que você pague um valor inferior, não deixe de pagá-la)".
A segunda orientação é: "Quanto ao valor das parcelas atrasadas, proponha no teu coração em acertar de acordo com o suprimento que o Senhor irá derramar sobre a tua vida. Pode ser feito no próprio carnê ou através de depósito bancário de acordo com sua disponibilidade, mas tendo sempre este compromisso diante do Senhor".
A terceira orientação é: "Caso você não se sinta em condições de quitar as parcelas atrasadas, nos envie uma correspondência e nós estaremos liberando perdão sobre a sua vida, desobrigando espiritualmente das mesmas".
Estevam termina a carta dizendo que "eu e a Bispa Sônia estaremos orando para que o Devorador feche a boca contra a sua vida".
Há um PS tirado da "Bíblia": "Filipenses 4:17: "Não que eu procure o donativo, mas o que realmente me interessa é o fruto que aumente o vosso crédito'".
˛ Dízimo
O desafio não exclui outras formas de coleta de dinheiro da Renascer. O envelope do dízimo, por exemplo, está sempre colocado em todas as cadeiras dos templos.
Nele, o fiel pode depositar, em tese, 10% de seu salário. No mesmo envelope, pode ainda fazer a "oferta" e a "oferta especial". (IF)



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.