São Paulo, segunda-feira, 09 de fevereiro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

saiba mais

Blog de música disponibilizou as gravações

BRUNA BITTENCOURT
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Em fevereiro do ano passado, cinco músicas inéditas de Tim Maia chegaram à internet. As faixas, gravadas na época em que o cantor se filiou à seita Universo em Desencanto, indicavam uma sequência de "Racional 1 e 2" (1975 e 1976), dois dos discos mais cultuados de Tim.
"Racional 3", como foram batizadas as faixas, chegou à rede depois de mais de 20 anos, quando o filho do dono do estúdio onde Tim teria feito as gravações repassou-as para poucas pessoas.
Menos de um ano depois, a história se repete com João Gilberto. As gravações de João na casa de Chico Pereira, feitas em 1958, vazaram na web na semana passada.
O sueco Lars Crantz entregou uma cópia dos registros ao engenheiro de som francês Christophe Rousseau, que remasterizou o material e repassou ao blog Toque Musical (toque-musical. blogspot.com), dedicado à música brasileira.
Na segunda, dia 2, o blog disponibilizou um link para o download com o arquivo das gravações, contextualizando-as -na sexta, no entanto, o endereço saiu do ar. No decorrer da semana passada, diversos blogs repercutiram o assunto. O link rapidamente se espalhou.
Desde maio passado, no entanto, uma comunidade do Orkut disponibilizou algumas das faixas em sucessivas ocasiões, mas com qualidade inferior àquelas apresentadas na semana passada.


Texto Anterior: Registros caseiros de João Gilberto na web são fartos
Próximo Texto: Destaques das gravações
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.