São Paulo, sábado, 09 de abril de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Péter Esterházy confirma presença na Flip

DE SÃO PAULO

Emmanuel Carrère é um dos 15 autores que já confirmaram a participação na Flip (Festa Literária Internacional de Paraty) 2011.
O último deles a anunciar a vinda ao Brasil foi o autor húngaro Péter Esterházy. Durante o evento, que acontece entre os dias 6 e 10 de julho, ele lançará o livro "Os Verbos Auxiliares do Coração", pela editora Cosac Naify, com tradução de Paulo Schiller.
Esterházy nasceu em Budapeste em 1950. Ele descende da aristocracia húngara: o avô foi o primeiro-ministro do império Austro-Húngaro, em 1917, e o pai era conde.
Esterházy publicou mais de 30 livros e foi traduzido para cerca de 25 línguas.
Já ganhou, entre outros prêmios, o Kossuth, em 1996, e o Prêmio da Paz da Associação dos Livreiros Alemães da Feira de Frankfurt, em 2004.
No ano passado, também pela Cosac Naify, lançou no Brasil "Uma Mulher" (R$ 43; 182 págs.). Em 97 curtos capítulos, o livro faz um retrato bem-humorado e mordaz dos encontros e desencontros de um casal.
Além de Carrère e Esterházy, estarão na festa literária Andrés Neuman, valter hugo mãe (escreve-se assim mesmo, com minúsculas), Pola Oloixarac, Joe Sacco, Claude Lanzmann, Antonio Tabucchi, James Ellroy, Michel Houellebecq, Laura Restrepo, Hector Abad e Carol Ann Duffy.
João Ubaldo Ribeiro e Edney Silvestre são os únicos brasileiros já confirmados.
Até o momento, a Flip 2011 teve duas desistências. O jornalista David Remnick, editor da revista "The New Yorker", e o crítico italiano Franco Moretti alegaram "problemas pessoais" para cancelarem a vinda ao Brasil.


Texto Anterior: Raio-X: Emmanuel Carrère
Próximo Texto: Primeira obra de Jorge Amado completa 80 anos
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.