São Paulo, sábado, 09 de abril de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

CRÍTICA DRAMA

Vida íntima do casal conduz filme sobre disputa por herança


AS CENAS MOSTRAM UM CAMPO BUCÓLICO, ESFUMAÇANDO A POBREZA SEMPRE ENFATIZADA NAS OBRAS DO RUSSO


DE SÃO PAULO

Alguns dos trechos mais interessantes de "Os Últimos Dias" estão na amostra de cartas de Tolstói aos filhos e a Sofia Andrêievna Berhs, com quem teve 13 filhos num casamento de 48 anos.
Nelas, ele demonstra amargura com o caminho incerto dos familiares, dá rígidos conselhos, alinha ideias sobre a educação dos netos e expõe a crise conjugal.
Faz declarações de amor à mulher, mas identifica os caminhos díspares que os dois percorrem. Fala da sua repugnância à vida mundana e diz que ela ficou irritadiça e despótica. Nota que o conflito é amplificado pela discussão sobre os direitos autorais de sua obra.
Em torno desse drama foi construído o filme "A Última Estação", de Michael Hoffman, com Christopher Plummer, Helen Mirren e Paul Giamatti. A produção hollywoodiana parte do ponto de vista de um jovem secretário de Tolstói que se vê no meio da disputa da herança pela mulher do escritor e por seu mais fiel seguidor.
Sofia implora pela manutenção dos direitos com a família; o discípulo Grigórievitch acha que o coerente é deixar em domínio público.
O filme dá poucas pinceladas das ideias controvertidas do escritor. Foca as explosões do casal, o desgaste crescente e as intrigas entre os áulicos do romancista. O enredo deságua na tumultuada fuga de Tolstói que resultou na sua morte numa remota estação de trem.
Mirren está ótima no papel da instável Sofia. Um romance do secretário de Tolstói com uma camponesa traz sexo para tentar contrapor a atmosfera de abstinência alardeada pelo mestre.
As cenas mostram um campo bucólico, esfumaçando a pobreza sempre enfatizada nas obras do russo. No diário, Tolstói escreve: "Tenho pena e nojo de mim". Mais tarde: "Estão todos escrevendo a minha biografia".
De fato, a fita mostra os personagens do entorno do casal anotando tudo em bloquinhos, como repórteres ensandecidos. O filme é mais uma parte desse pacote.
(ELEONORA DE LUCENA)

A ÚLTIMA ESTAÇÃO

DIREÇÃO Michael Hoffman
PRODUÇÃO Alemanha, Rússia, Reino Unido, 2010
COM Helen Mirren, Christopher Plummer e Paul Giamatti
ONDE no Espaço Unibanco Augusta
CLASSIFICAÇÃO 14 anos
AVALIAÇÃO bom


Texto Anterior: FOLHA.com
Próximo Texto: Acervo de Valêncio Xavier esta à venda
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.