São Paulo, Sexta-feira, 09 de Abril de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

LITERATURA
Sobrinha-neta afirma que mulher do escritor chegou a escrever parte dos textos que ele deixava incompletos
Mulher escreveu textos de Machado de Assis

CRISTINA GRILLO
da Sucursal do Rio

A influência de Carolina Augusta Xavier de Novaes sobre a obra de Machado de Assis é maior do que contam os ensaios sobre o escritor. Carolina, que durante 35 anos foi casada com Machado, foi co-autora de alguns textos dele.
Primeira leitora e crítica dos escritos do marido, Carolina algumas vezes terminava textos que Machado deixava incompletos ao sair para trabalhar.
"Quando ela não ficava satisfeita com os rumos de uma história, dizia que ele estava maltratando a heroína e por isso mudava", revelou à Folha Ruth Leitão de Carvalho Lima, 85, sobrinha-neta de Carolina e Machado.
Ruth costumava ouvir as histórias sobre "tio Machado e tia Carolina" de sua mãe, Laura Leão de Carvalho, sobrinha favorita do casal. Sem filhos, Machado e Carolina chegaram a propor à família que adotassem Laura, quando ela tinha 7 anos. A proposta foi recusada, mas o casal a transformou em sua herdeira universal.
"Mamãe contava que algumas vezes ouviu tia Carolina receber o marido, que chegava do trabalho, com a frase: "Machadinho, terminei o capítulo que você estava escrevendo. Você estava sendo muito mau com aquela moça, e eu mudei tudo". Ele ria e concordava, não mexendo mais nos escritos".
Carolina era uma mulher culta e com grande ascendência sobre o marido. Sua forte influência na obra de Machado de Assis é reconhecida pelos estudiosos do trabalho do autor.
"Já ouvi muito falar sobre a possibilidade de Carolina ter escrito alguns dos textos de Machado. É uma hipótese bastante provável", afirma o escritor Domício Proença Filho, 63, estudioso da obra de Machado de Assis.
"É inegável a influência de Carolina sobre os escritos de Machado de Assis. Ela era uma mulher muito culta, uma leitora bastante crítica, dava muitos palpites e sabia usar a influência que tinha sobre o marido. Foi ela quem apresentou Machado aos escritos de ingleses como Swift, que teve uma clara influência em sua obra, mas não sei se ela chegou a escrever alguma coisa", afirma o escritor Antônio Carlos Vilaça, outro estudioso.
Carolina Augusta, portuguesa nascida no Porto, veio para o Brasil para morar com um irmão solteirão, o poeta Faustino Xavier de Novaes.
Machado era amigo de Faustino, e foi na casa dele que conheceu a mulher. "Machado ficou muito impressionado com aquela mulher bonita e inteligente", conta Vilaça.


Texto Anterior: Vida Bandida - Voltaire de Souza: Neve e lama
Próximo Texto: Restos do casal vão para mausoléu na ABL
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.