UOL


São Paulo, sexta-feira, 09 de maio de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

DISCOS/LANÇAMENTOS

(Re)Descoberto por Eminem nas ruas de NY, 50 Cent já vendeu 5 milhões de discos

Calçada da fama

THIAGO NEY
DA REDAÇÃO

A mãe morreu quando ele tinha oito anos, o pai o abandonou logo depois; virou traficante de drogas, foi preso, esfaqueado e baleado nove vezes com tiros de pistola 9 mm. A vida não tem sido fácil para 50 Cent, mas agora, para dar uma mão, ele tem a retaguarda de mais de 5 milhões de discos vendidos.
Hoje, nos EUA, apenas o jazz açucarado de Norah Jones vende mais do que 50 Cent (ou Curtis Jackson, 26) e seu "Get Rich or Die Tryin'", CD que chega nesta semana ao Brasil.
Fato (além de seu sucesso comercial): a história desse rapper nascido e crescido no Queens, em Nova York, é, segundo a imprensa norte-americana, o mais novo conto de fadas a servir de espelho para a molecada do país.
Na adolescência, 50 Cent conheceu bem de perto o sistema carcerário do EUA por ganhar dinheiro vendendo crack para outros adolescentes. Com facilidade para criar rimas em cima de bases rap, ele passou a gravar canções e comercializá-las nas chamadas "mix tapes" ou "street tapes" (fitas vendidas em pequenas lojas, usadas pelos rappers para tentarem se fazer conhecidos ou divulgarem músicas mais "sujas", que não podem entrar no CD oficial).
Foi como a gravadora Columbia descobriu 50 Cent. Mas, pouco antes do lançamento do CD "Power of the Dollar", em 2000, ele foi esfaqueado num estúdio. Tempo depois, 50 Cent foi baleado dentro de um carro. Levou nove tiros, um deles na cabeça. Temerosa, a gravadora cancelou o álbum e demitiu o rapper. Dois anos depois, caiu nas mãos de Eminem uma das "mix tapes" de 50 Cent. Por uma cifra que chegou aos sete dígitos, os dois fecharam contrato.
Daí aconteceu "Get Rich...". Produzido por Eminem e Dr. Dre, entre outros, o disco tem a ponta do pé no gangsta (o tipo de rap em que um pitbull recebe mais respeito do que as mulheres, armas são cultuadas etc), mas 50 Cent não pega tão pesado e dá espaço para saborosas canções como "Blood Hound", "Pimp" e o single "In da Club", hit em clubes de eletrônica na Europa e nos EUA.
50 Cent não criou nada de muito inovador nem tem o talento sacolejante de uma Missy Elliott, mas sabe contar uma história em forma de música. E, coisa importante no mundo hip hop, sua história é "para valer".


Get Rich or Die Tryin"   
Artista: 50 Cent
Lançamento: Universal
Quanto: R$ 30, em média



Texto Anterior: Britney e os Kings
Próximo Texto: Ruído: Músicos obtêm vitória definitiva sobre OMB
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.