São Paulo, domingo, 09 de maio de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Coleção Folha aborda Luiz Gonzaga

Autor de "Asa Branca" e "Xote das Meninas", sanfoneiro foi o responsável pela popularização do xote, xaxado e baião

Livro-CD chega às bancas no próximo domingo, dia 16; sucesso de Luiz Gonzaga veio quando começou a buscar suas raízes musicais

DA REPORTAGEM LOCAL

Sanfoneiro, compositor e cantor, Luiz Gonzaga é um dos maiores nomes da música nordestina. Além de seus tantos sucessos -"Asa Branca", "Qui nem Jiló", "Xote das Meninas"- é ele o principal responsável pela popularização do xote, xaxado, baião e da exemplar formação de sanfona, zabumba e triângulo. É dedicado a Luiz Gonzaga o décimo volume da Coleção Folha Raízes da Música Brasileira, nas bancas no próximo domingo, dia 16.
Luiz Gonzaga do Nascimento nasceu em 13 de dezembro de 1912 em Exu, Pernambuco. O pai era sanfoneiro, assim como se tornou Gonzaga. Jovem, mudou-se para Fortaleza, passou quase dez anos no Exército e acabou no Rio de Janeiro.
Após discos, programas de rádio e solos instrumentais, por volta de 1946 veio o sucesso. Foi quando passou a buscar mais suas raízes e compor baseado nos ritmos nordestinos, principalmente com os parceiros Humberto Teixeira e Zé Dantas. Continuou tocando até sua morte, em agosto de 1989, vítima de câncer de próstata.
O autor do livro sobre Luiz Gonzaga é o jornalista Tárik de Souza, em edição com biografia, discografia, letras e fotos. O CD acompanhante traz versões de "Asa Branca", "Xote das Meninas" e "Juazeiro" na voz de Luiz Gonzaga, além de composições suas em interpretação de Dominguinhos, Clara Nunes e Elba Ramalho, entre outros.
A coleção é composta por 25 livros-CDs, nas bancas todos os domingos, até 29 de agosto. Cada volume é dedicado a um compositor da Era de Ouro da música brasileira.


Texto Anterior: Diretor debate Cinefilia
Próximo Texto: Comentário: "A Liga" erra ao vitimizar personagens
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.