São Paulo, sábado, 9 de maio de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FILMES - INÁCIO ARAUJO

UM NOVATO NA MÁFIA
SBT, 15h. (The Freshman). EUA, 1990, 98 min. Direção: Andrew Berman. Com Matthew Broderick, Marlon Brando, Penelope Ann Miller. Broderick é o jovem estudante que chega a Nova York e, inadvertidamente, se envolve com a Máfia. Até aí, a comédia é simpática, mas irregular. Mas quando Marlon Brando entra para retomar seu tipo dom Corleone, o filme se diferencia.

ARENA DA MORTE 2 SBT, 17h. (Cage 2). EUA, 1994, 105 min. Direção: Lang Elliott. Com Lou Ferrigno, Reb Brown. Policial infiltra-se entre mafiosos chineses, a fim de libertar um amigo, feito refém e agora obrigado a participar de lutas mortais etc. Enfim, o que se promete é aquela coisa repulsiva de sempre.

A LUTA PELA TERRA
Bandeirantes, 20h30.
(The Land Raiders). EUA, 1969, 85 min. Direção: Nathan Juran. Com Arlene Dahl, Telly Savalas, George Maharis. Savalas é o homem que odeia os índios e pretende tomar suas terras. Maharis é o irmão que enfrenta o malvado Telly, com a ajuda da mulher de Savalas.

CORTÁZAR
Cultura, 23h.
(Cortázar). Argentina, 80 min. Direção: Tristán Bauer. Documentário sobre Júlio Cortázar, possivelmente o maior nome da literatura argentina desde Borges e Bioy Casares. E Cortázar (1914-1984), finíssimo cultor do gênero fantástico, teve ele mesmo não poucos elementos fantásticos em sua vida (a começar pela doença, que o fazia crescer continuamente, mesmo na maturidade). Só a personalidade focalizada já justifica a atenção. Legendado.

A REENCARNAÇÃO DO SEXO
CNT/Gazeta, 23h30.
Brasil, 1981, 90 min. Direção: Luiz Castellini. Com Patricia Scalvi, Roberto Miranda. Espírito de um homem degolado leva sua antiga amante a praticar uma série de crimes em um velho casarão. Ensaio de terror gótico-sertanejo.

CORAÇÃO SATÂNICO
Globo, 23h50.
(Angel Heart). EUA. 1987. Direção: Alan Parker. Com Mickey Rourke, Robert De Niro. Homem misterioso (De Niro) contrata detetive (Rourke) para tentar encontrar um músico. O investigador vai até a Louisiana e penetra em um mundo místico, se envolvendo com crimes violentos.
±
OBSESSÃO FATAL
Bandeirantes, 0h30.
(Illicit Dreams). EUA, 1996, 88 min. Direção: Roger Collins. Com Tim Abel, Tane McClure, Teresa Langley. Fotógrafo viúvo e inconsolável continua inconsolável até que inicia tórrido romance com dona de uma agência de modelos. O problema é que as coisas ficam muito mais tórridas do que seria aceitável e a moça torna-se perigosamente ciumenta.

EM BUSCA DA LIBERDADE
Globo, 1h40.
(Scattered Dreams). EUA, 1993. Direção: Neema Barnette. Com Tyne Daly, Gerald McRaney. Casal de fazendeiros é preso por supostas dívidas e, condenado a sete anos, perde a guarda dos filhos. Conseguir a liberdade e, depois, recuperar os filhos será sua batalha.

EM BUSCA DE JUSTIÇA
SBT, 1h45.
(Mothers Against Drank Drivers). EUA, 1983, 95 min. Direção: William A. Graham. Com Mariette Hartley, Paula Prentiss, Shelby Balik. Depois que a filha é atropelada por um motorista bêbado e morre, e após descobrir que em poucos meses o cara seria solto, mãe funda uma associação para pressionar por leis mais rigorosas contra choferes bêbados. Enfim, um porre.

DESASTRE NO TREM DA MORTE
SBT, 3h10.
(Disaster on the Coastliner). EUA, 1979, 91 min. Direção: Richard Sarafian. Com Lloyd Bridges, Robert Fuller, Raymond Burr. Funcionário sabota trem onde viajam autoridades. Um agente do FBI é o único que pode evitar o pior. Um Sarafian alimentar.

O PIRATA
Globo, 3h25.
(The Pirate). EUA, 1948, 102 min. Direção: Vincente Minnelli. Com Judy Garland, Gene Kelly. Judy é a garota de uma remota ilha do Caribe que sonha, romanticamente, com um pirata. Kelly é o saltimbanco que se fará passar pelo próprio para conquistá-la. Um grande musical.

A FUGA DO PLANETA
DOS MACACOS
SBT, 5h.
(Escape from the Planet of the Apes). EUA, 1971, 97 min. Direção: Don Taylor. Com Roddy McDowall, Kim Hunter. Os chimpanzés Cornelius e Zira escapam da destruição da Terra, voltam a 1973 e encontram o planeta dominado por homens pouco dispostos a receber pacificamente as novas que eles têm a dar sobre seu futuro. Terceiro filme da série.


Saiba mais sobre cinema e filmes na TV, com INÁCIO ARAUJO, pelo telefone 0900-780311 (opção 3). O custo é de R$ 2 por minuto.

TV PAGA
O cinema e seu duplo

da Redação

De "Crepúsculo de uma Raça" (Warner, 16h), de John Ford, todo mundo sabe o que esperar. A vantagem é que o canal promete mostrar o filme com legendas.
De Al Pacino, não. Ao menos de Pacino como diretor. "Ricardo 3º - Um Ensaio" (Telecine 1, 21h e 5h) foi, para dizer o mínimo, uma surpresa notável.
Em vez de utilizar um texto de Shakespeare, como tantos outros, Al Pacino assumiu o risco de, generosamente, dissecá-lo.
Mostra a peça e a montagem da peça. O texto e sua interpretação. O personagem e o ator. A tragédia e o drama de encontrá-la.
Tomando certa liberdade com a expressão, digamos que não está longe de ser o teatro e seu duplo.
(IA)



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.