São Paulo, sábado, 9 de maio de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ENCICLOPÉDIA
Edição tropicalizada da "Encarta 99" vem em julho e antecede a chegada das versões em outros idiomas
Microsoft põe cultura brasileira em CD

MARIJÔ ZILVETI
da Reportagem Local

Mercado global aliado a culturas locais. Eis uma ótima receita para a Microsoft -dona de 100 milhões de programas responsáveis pelo funcionamento do computador- expandir também seus domínios no campo da cultura.
Em julho, a empresa lança a versão tropicalizada da enciclopédia "Encarta 99". O público brasileiro será o primeiro a ter acesso a esse título antes mesmo do grande irmão americano, cuja edição está programada para setembro.
As edições espanhola e francesa -assim como as versões de outros idiomas, entre eles italiano, japonês e alemão- também devem chegar no mesmo mês.
Com 5 milhões de exemplares vendidos no mundo todo, a "Encarta" é uma enciclopédia em CD que superou de longe a versão em papel desse tipo de publicação.
Venceu também a primeira concorrente americana, a "Compton's", que reinou absoluta, nos EUA, talvez por ser a pioneira.
Um dos segredos do sucesso está na decisão de localizar a versão original e contratar equipes para pesquisar e fazer a tradução de acordo com as necessidades e aspectos culturais do público de cada língua.
O Brasil demorou pelo menos três anos para ser contemplado. Isso porque países como a Holanda e a Itália vieram em primeiro lugar.
A versão brasileira chega às lojas em julho com 21.344 artigos, 6.000 itens multimídia, dos quais 2.500 vídeos e 1.500 clipes musicais. Não há preço definido, mas, nos EUA, a "Encarta" tem preço oficial de US$ 149.
Mais itens sobre o país
Para dar a cor tropical à "Encarta", uma equipe brasileira tomou como base a versão hispânica. Descobriu que havia 500 verbetes relacionados ao Brasil.
Mais 2.000 foram incluídos. Não faltou informação sobre o craque Ronaldinho e também sobre o MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra).
A equipe, formada por cem pessoas, cerca de 50 somente para cuidar do texto, cometeu alguns pecados para a primeira versão tropicalizada.
Se o consulente quiser saber sobre o Quilombo dos Palmares, encontrará uma explicação sumária no verbete quilombo.
Já Palmares nem sequer é citada no CD. Na enciclopédia brasileira concorrente (leia texto abaixo), a "Koogan Houaiss", esse verbete tem seis entradas.
Esse tipo de falha talvez possa ser compensado nas atualizações mensais que a empresa promete fazer depois do lançamento do título.
Quem tiver acesso à Internet poderá entrar na home page da enciclopédia brasileira e pegar as últimas notícias, coletadas pela equipe de plantão todo dia 20.
O manuseio da "Encarta 99" é gostoso e fácil, mesmo para quem desconhece o mundo multimídia.
A instalação do produto é automática. Basta inserir o CD no leitor do micro -funciona em computadores do tipo PC com o sistema "Windows 95".
A tela de abertura leva o interessado a clicar nas opções, mostrando os recursos disponíveis.
A pesquisa pode ser feita por textos, vídeos e gráficos. Pode, se quiser, optar por todos os recursos.
Dá para fazer viagens direcionadas por países ou por "Gente famosa e mal-afamada" -nesse item foi incluída Margaret Thatcher, primeira-ministra da Grã-Bretanha entre 1979 e 1990. Cabe decidir em qual dos dois ela se encaixa.

Onde encontrar - Microsoft, tel. (011) 822-5764



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.