São Paulo, segunda-feira, 09 de junho de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SPFW traz o Japão fashion ao Brasil

Semana de moda vai apresentar 50 desfiles de 49 grifes brasileiras; megatop Gisele Bündchen é a estrela

Desfiles serão transmitidos ao vivo para o público em TVs instaladas nos shoppings Iguatemi de São Paulo e Campinas

André Passos/Divulgação
Japonesas vestem modelos de estilistas brasileiros em foto feita por André Passos, em Tóquio, que será exposta na SPFW

ALCINO LEITE NETO
EDITOR DE MODA

O Japão é um dos pólos da moda mundial, verdadeira Meca dos fashionistas. Para a São Paulo Fashion Week, portanto, caiu como uma luva a comemoração dos cem anos da imigração japonesa no Brasil, neste mês. O Japão será o tema da SPFW, e a moda japonesa terá grande destaque nos eventos paralelos aos desfiles.
A principal atração é a vinda do estilista Kenzo Takada a São Paulo, onde ele fará ao menos duas palestras. Também virão o presidente da Issey Miyake e da Tokyo Fashion Week, Nobuyuki Ota, e a diretora de pós-graduação do prestigioso Bunka Fashion College, Sanae Kosugui, para conferências. A grife japonesa jovem MintDesigns fará uma apresentação especial no dia 16, um dia antes do início da maratona de desfiles.
A SPFW realizará duas exposições no pavilhão da Bienal, no parque Ibirapuera, local do evento, que será todo decorado com temas japoneses.
A mostra "Olhar da Tradição" exibirá 50 peças do acervo de quimonos do museu do Bunka Fashion College e do Bunkyo Museu da Imigração. A exposição "Olhar Contemporâneo" terá peças de famosos estilistas japoneses, como Kenzo, Issey Miyake e Rei Kawakubo.
Dois fotógrafos mostrarão trabalhos feitos no Japão. Cristiano Mascaro exibirá, na Bienal, fotos em que compara SP a Tóquio. André Passos apresentará, no shopping Iguatemi, imagens de japoneses com looks de designers brasileiros.
"Vamos abordar o Japão, a globalização e o conceito de "motainai", que em japonês exprime a idéia de não-desperdício e o valor sublime de tudo que há na natureza", diz Paulo Borges, diretor da SPFW.
A temporada primavera-verão 2009 da SPFW, que vai de 17 a 23 de junho, será uma das maiores da história do evento, com 50 desfiles de 49 grifes.
Uma das atrações mais aguardadas é o desfile de Gisele Bündchen para a Colcci, marca que se transferiu do Rio para São Paulo. Também vieram do Rio a Blue Man e a Reserva. A Maria Garcia, linha jovem da Huis Clos, fará sua estréia.
Todos os desfiles ocorrerão em quatro salas no pavilhão da Bienal, e não haverá mais apresentações no Museu de Arte Moderna, como no passado.
Quem não tiver convite, poderá assistir aos desfiles nos shoppings Iguatemi de São Paulo e Campinas, onde TVs transmitirão as apresentações ao vivo, das 14h às 22h.
Além de Gisele, as expectativas se concentram no desfile da Ellus, que deve criar um aquário gigante para ilustrar sua coleção inspirada no fundo do mar, e na Forum Tufi Duek, recém-comprada pela AMC Têxtil (dona da Colcci), que está negociando a vinda de uma estrela do cinema mundial.


Colaborou VIVIAN WHITEMAN


Texto Anterior: Mônica Bergamo
Próximo Texto: Crise da I'M foi remédio amargo, diz Paulo Borges
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.