São Paulo, segunda-feira, 09 de junho de 2008

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Crítica/"A Música no Rio de Janeiro no Tempo de D. João 6º"

Livro tem retrato simplista do passado

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

"Castrati" realizando acrobacias vocais, um teatro de ópera à imagem e semelhança de Lisboa, uma grande orquestra européia e compositores de alto nível: a música foi elemento fundamental no choque de urbanidade por que passou o Rio de Janeiro há 200 anos, ao se tornar, do dia para a noite, a capital de um reino da Europa.
Autor de "História da Música no Brasil", o livro do gênero mais adotado no ensino da disciplina por aqui, Vasco Mariz se dispõe a contar a efervescente vida musical carioca daquela época em "A Música no Rio de Janeiro no Tempo de D. João 6º".
Sem abusar do linguajar técnico, Mariz traça um retrato conciso, porém rico em detalhes, do impacto da música na capital fluminense a partir da vinda da família real portuguesa, em 1808. O livro tem dois heróis: dom João 6º e o padre José Maurício Nunes Garcia (1767-1830), maior músico brasileiro do período.
Contudo, há um paradoxo: embora louvando o monarca com elogios que beiram a biografia de um santo, Mariz afirma que a chegada da corte ao Rio de Janeiro fez seu estilo "decair", desbancando em mera "imitação" da ópera italiana, tão ao gosto dos lusos -e de Marcos Portugal (1762-1830), compositor lisboeta que se radicou no Rio em 1811 e, por pouco, não se vê transformado em um "Salieri lusitano" a arruinar a vida do "Mozart mulato", o padre José Maurício.
Esses ataques a Portugal e ao estilo tardio de José Maurício, aliados à postura acrítica com relação a dom João 6º, constituem simplificações que acabam por enfraquecer uma obra que se deixa ler com interesse. (IFP)


A MÚSICA NO RIO DE JANEIRO NO TEMPO DE D. JOÃO 6º
Autor:
Vasco Mariz
Editora: Casa da Palavra
Quanto: R$ 31 (112 págs.)
Avaliação: regular


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