São Paulo, terça-feira, 09 de junho de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TELEVISÃO

Crítica


"Soberba" reflete problemas atuais dos EUA

INÁCIO ARAUJO
CRÍTICO DA FOLHA

Por hoje dá até para ficar só com os títulos de dois filmes. Um, "O Amanhã Será Melhor" (Canal Brasil, 12h20; livre), coloca em perspectiva a vida de imigrantes italianos no Brasil. O outro, "Soberba" (TCM, 23h50; não indicado a menores de 12 anos), até poderia se chamar "O Amanhã Será Pior", em alusão ao destino dos soberbos Amberson.
Fiquemos com os Amberson, na virada do século 19 para o 20, sobretudo por sua atualidade. O que temos ali? O rebento arrogante de uma família rica despreza o jovem pobre e simpático que aparece ali com um invento exótico: um automóvel. É o alvorecer da indústria, de um novo tipo de riqueza.
Grandes obras misteriosamente mantêm-se atuais. Sem prejuízo do drama intersubjetivo que se desenvolve ali, a alusão à indústria automobilística nos conduz à percepção de certos problemas que os Estados Unidos enfrentam hoje. Não seria um problema de falta de vitalidade, por certo, mas de soberba.


Texto Anterior: Televisão/Série: David Carradine participa de "Mental"
Próximo Texto: Resumo das novelas
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.