São Paulo, quarta-feira, 09 de junho de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

João, o herdeiro

Revelação da moda masculina, o estilista mineiro João Pimenta conta como passou de empacotador de loja a estreante mais quente da São Paulo Fashion Week, que começa hoje na Bienal

Hugo Toni - ABÁ MGT/Folhapress
O estilista João Pimenta, que faz sua estreia nesta edição da São Paulo Fashion Week

VIVIAN WHITEMAN
EDITORA INTERINA DE MODA

O estilista João Pimenta, 43, é membro de uma família real. Filho de seu João, um dos mais respeitados reis das festas de congada (procissão religiosa de origem africana) de São Sebastião do Paraíso, interior de Minas Gerais.
Quando João fez quatro anos, a família teve de se mudar para Ribeirão Preto, em São Paulo. Com nove filhos e pouco dinheiro, a viagem do clã Pimenta não foi fácil.
Respeitadas as proporções, foi quase tão conturbada quanto a travessia do Atlântico realizada por outro João, no caso, dom João 6º, que, fugindo de Portugal, resolveu instalar a corte lusitana no Rio de Janeiro.
A viagem de João, o príncipe regente, inspirou a coleção de João, o estilista. No próximo dia 13, ele estreia na São Paulo Fashion Week e chega com honrarias.
O tapete vermelho foi estendido por Paulo Borges, diretor da SPFW, que, em entrevista à Folha, disse que o designer é o grande novo talento da moda masculina.
Mas o caminho de João até aqui não foi macio. Autodidata, o designer já deu duro como mecânico, office-boy e empacotador das lojas Pernambucas. "Demorou até eu encontrar a riqueza da minha origem humilde e deixar de me sentir inferior", diz.


Texto Anterior: Mônica Bergamo
Próximo Texto: Moda de João Pimenta tem foco popular
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.