São Paulo, quinta-feira, 09 de junho de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Michael Kepp diverte ao contar como vive entre duas culturas

Americano lançou anteontem seu livro "Tropeços nos Trópicos" em papo no MIS

DE SÃO PAULO

Durante o lançamento em São Paulo de seu novo livro, "Tropeços nos Trópicos" (Record), o jornalista americano Michael Kepp, colunista da Folha, explicou de modo divertido a sua condição de "híbrido" de duas culturas.
Num bate-papo com a também colunista da Folha Barbara Gancia, anteontem à noite, no MIS (Museu da Imagem e do Som), Kepp contou por que deixou os EUA aos 33 anos (fugindo da cultura do "tempo é dinheiro") e como, em 28 anos no Brasil, apaixonou-se pelo país, especialmente pelo Rio de Janeiro.
Ele leu crônicas do livro (entre elas uma engraçada, de quando pediu emprestadas as calças de um taxista), representou esquetes de uma peça sobre sua história e trocou provocações carinhosas com Barbara Gancia.
Ele discordou quando a colega listou problemas do Rio, como a violência, questionando se eles não dificultariam a adaptação à cidade.
"O Rio tem descontração, clima maravilhoso, floresta urbana com montanhas, um povo espetacular. Como disse [a poeta americana] Elizabeth Bishop, o Rio não é a cidade mais bonita do mundo, mas é o lugar mais bonito do mundo para se instalar uma cidade", afirmou Kepp.
Ele elogiou a presteza e a amabilidade dos brasileiros. Disse que a classe trabalhadora é "o coração" do Brasil e que, se dependesse só das classes médias e altas, o país seria "muito mais frio".
Kepp defendeu que, para ser um bom cronista, é necessário ter voz própria, e para isso não se pode ter medo de falar o que pensa. Afirmou que, ao escrever, tenta provocar quatro reações: risos, lágrimas, raiva ou reflexão.
Ele contou que escreve numa mistura de inglês e português e tem a ajuda de uma tradutora, com quem depois retrabalha o texto. E que às vezes já pensa e sonha em português ("com sotaque"), mas que xinga e conta dinheiro em inglês.
No sábado, o MIS-SP promove workshop com o editor da TV Folha, João Wainer.


Texto Anterior: Campeonato de declamação tem brasileira em 3º lugar
Próximo Texto: Cinema: FHC participa de debate sobre filme "Quebrando o Tabu"
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.