São Paulo, Quarta-feira, 09 de Junho de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TV
Documentário demonstra otimismo
Cultura põe poesia local em Pasárgada

CASSIANO ELEK MACHADO
da Reportagem Local


A TV Cultura exibe hoje um documentário que mostra que a poesia brasileira vive um momento de Pasárgada. "Versos Diversos - A Poesia de Hoje" posiciona a produção nacional de versos em algum lugar próximo da utopia de Manuel Bandeira.
"É um momento de efervescência", diz Augusto Massi, professor de literatura da Universidade de São Paulo. "Estamos em um momento particularmente feliz", diz em consonância Heloisa Buarque de Hollanda, escritora e editora.
Centrado na produção de quatro poetas (Donizete Galvão, Heitor Ferraz, Nelson Ascher e João Bandeira), o programa, dirigido por Ivan Marques, mostra aquilo que Massi caracteriza como "uma pluralidade muito grande".
"Não existe um caminho, uma tendência", opina o compositor e poeta Arnaldo Antunes. Os quatro poetas selecionados refletem a pluralidade poética que o programa pretende mostrar. Ferraz é caracterizado como um autor de poemas inquietos, muito ligado ao cotidiano e às perplexidades do mundo moderno.
Nelson Ascher, membro da Equipe de Articulistas da Folha, aparece como dono de uma poesia mais formalista, com grande erudição e "uma dicção bem particular". É apresentado como herdeiro das poesias de João Cabral de Melo Neto e dos concretistas.
Representando a vertente da "poesia visual", aparece no programa João Bandeira, autor do livro "Rente". Para caracterizar Donizete Galvão, há um depoimento do próprio: "É impossível ser poeta no Brasil e ignorar Drummond". Drummond, aliás, faz parte de um dos pontos altos do programa. Intercalado com entrevistas com os novos, o documentário exibe cenas antigas de João Cabral, de Orides Fontela, de Drummond e uma antológica sequência de Manuel Bandeira fazendo seu café da manhã. Pensando em Pasárgada.


Programa: Versos Diversos - A Poesia de Hoje Quando: hoje, às 20h Onde: TV Cultura

Texto Anterior: Cine: Prêmio ambiental vai para "Recife de Dentro para Fora"
Próximo Texto: Seminário: Teatro é discutido no Rio até sexta
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.