São Paulo, segunda-feira, 09 de julho de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Álbum traz histórias inéditas de Asterix

Edição reúne narrativas experimentais e páginas em que Uderzo desenha fora do estilo que o consagrou

PEDRO CIRNE
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Estão todos lá: o esperto Asterix, o grandalhão Obelix, o cãozinho Idéiafix e a misteriosa poção mágica. Acaba de ser lançada no Brasil "Asterix e a Volta às Aulas", coletânea inédita no país que traz 14 histórias curtas com os simpáticos gauleses protagonistas de uma das mais conhecidas histórias em quadrinhos do mundo.
René Goscinny (roteirista) e Albert Uderzo (ilustrador) criaram Asterix e Obelix em 1959, em uma história publicada na revista francesa "Pilote".
O primeiro livro saiu em 1961, dando início a uma série de 23 lançamentos até a morte de Goscinny, em 1977. Em 1979, um álbum ainda com roteiros dele foi lançado. Depois, Uderzo assumiu a criação total das histórias, e as aventuras ficaram mais raras. No século 21, apenas três livros foram lançados, entre eles este "Asterix e a Volta às Aulas".
O álbum é uma coleção de histórias curtas criadas para revistas como a "Pilote" ou a "National Geographic". Algumas são atípicas, e não só por terem poucas páginas. Esta edição traz três histórias, no mínimo, experimentais. Uma delas é um exercício de estilo: os autores imaginam, em poucos quadros, como seriam as aventuras de Asterix e Obelix em uma ficção científica digna de Flash Gordon, com conversas mais profundas e filosóficas ou, ainda, com um tom mais psicodélico. São páginas divertidas nas quais é possível ver Uderzo desenhando fora do estilo que o consagrou.
Outra aventura, estrelada pelos próprios Goscinny e Uderzo, traz o que os artistas fazem ao descobrir, por acaso, um sósia de Obelix em Londres. Os criadores ainda estrelam outra história, que traz como mote a pergunta: "Afinal, de onde vocês tiram as idéias para as suas HQs?".
Há outros achados para os colecionadores, como a história que narra o nascimento de Asterix e Obelix, protagonizada por seus pais, Astronomix e Obesolix, e uma HQ estrelada pelo galo Cocoricóquix, que tem a ingrata tarefa de acordar os destemidos gauleses. Goscinny e Uderzo fizeram história com a série Asterix.
Conseguiram criar ótimas HQs que, além de premiadas, agradam a adultos e crianças. "Asterix e a Volta às Aulas" não foge à regra: são tramas elaboradas, com hilários detalhes tanto nos diálogos como nas ilustrações, e com referências ao mundo contemporâneo, ainda que as aventuras se ambientem há mais de dois milênios. Uma fórmula infalível como a da poção mágica.


ASTERIX E A VOLTA ÀS AULAS
Autores:
René Goscinny e Albert Uderzo
Editora: Record
Quanto: R$ 25 (56 págs.)


Texto Anterior: 7º Festival de Rio Preto prioriza o teatro experimental
Próximo Texto: Entrevista: "Roda Viva" conversa com autores na Flip
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.