São Paulo, quinta-feira, 09 de julho de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TELEVISÃO

crítica

"O Corvo" traduz atmosfera sufocante do nazismo

INÁCIO ARAUJO
CRÍTICO DA FOLHA

Quem gostava de "O Corvo" (TV5 Monde, 20h30; classificação não informada), de Henri-Georges Clouzot, era François Truffaut. O filme é de 1942 e, mais ou menos dez anos depois, Truffaut detonaria Clouzot em violento artigo publicado pela "Cahiers du Cinéma".
Mas o Clouzot dos tempos da Ocupação não representava, para o crítico Truffaut, a mesma coisa que o Clouzot da "qualidade francesa".
Guerra era guerra, e aqui a intriga em torno de cartas de um tal Corvo, que se empenhava em atingir a reputação de um médico, tem muito a ver com a atmosfera sufocante do tempo em que os nazistas tinham a França na mão.
Já que de sufocação se fala, "O Enigma do Outro Mundo" (TCM, 22h; 12 anos), de John Carpenter, pode completar o programa. Ou, para mudar de tom, opte pelo meloso "Ghost" (Megapix, 22h; livre).


Texto Anterior: Para atriz, exagero é o que faz Aline ter graça
Próximo Texto: Resumo das novelas
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.