São Paulo, quinta-feira, 09 de agosto de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TELEVISÃO

TVs públicas rejeitam projeto de lei do governo

DANIEL CASTRO
COLUNISTA DA FOLHA

Tem a assinatura da TVE, emissora pública ligada à Presidência da República, e da TV Cultura, do governo do Estado de São Paulo, o documento oficial até agora mais duro ao anteprojeto de lei de radiodifusão proposto pelo Ministério das Comunicações.
O manifesto foi aprovado no último dia 27 por emissoras públicas de todo o país, todas elas ligadas a governos, e encaminhado ao ministro Pimenta da Veiga.
O texto critica pontos fundamentais do anteprojeto. Diz que "favorece a prevalência dos interesses políticos" (ao concentrar outorgas no Ministério das Comunicações) e que permite "a concentração da propriedade" (ao não limitar número de concessões por dono de TV).
O documento defende interesses das TVs públicas, tratadas no anteprojeto como "educativas". Critica a falta de critérios para outorgas de TVs educativas e a limitação à exibição de publicidade -a proposta só permite patrocínio nessas TVs, que já exibem anúncios, sem amparo legal.
A assessoria de Pimenta da Veiga diz que o projeto está em fase de discussão e que todas as sugestões serão analisadas e, eventualmente, aproveitadas em um texto ainda a ser consolidado.

OUTRO CANAL

Crise 1
Praticamente desapareceram os operários que trabalhavam nas obras de dois novos estúdios da Globo, no Rio. A emissora, que desde maio vem cortando despesas, diz que as obras estão lentas, mas que os estúdios ficarão prontos até o final do ano.

Crise 2
Nesta semana, a Globo cortou a bolsa-estudo de seus funcionários. Quem já está estudando tem o benefício garantido só até dezembro. E a festa da estréia de "Presença de Anita", anteontem, foi bancada pelo autor da minissérie, Manoel Carlos.

Gaveta
Nem programa nem videoclipe. A Globo vetou a exibição de qualquer imagem, mesmo que promocional, do "Acústico MTV" com Roberto Carlos. O CD deve sair em 20 de setembro, e "Parei na Contramão" começa a tocar nas rádios no dia 8.

Supercine
A minissérie "Presença de Anita" estreou anteontem com 31 pontos de média no Ibope, atingindo a meta. Lembra telefilme americano. Mas, para uma produção que promete ser polêmica, o primeiro capítulo não cheirou nem fedeu.

Overdose
A novela "Pícara Sonhadora" estréia no SBT dia 27, por volta das 20h30, no mesmo dia de "As Filhas da Mãe", da Globo.

E-mail: daniel.castro@uol.com.br


Texto Anterior: José Simão: Uau! Já tem lista de espera pro clone da Feiticeira!
Próximo Texto: Programação de TV
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.