UOL


São Paulo, sábado, 09 de agosto de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TELEVISÃO

Governo veta novela das 18h antes das 20h

Zé Paulo Cardeal/TV Globo
DANÇA
Crianças ensaiaram, quinta, no ginásio do Ibirapuera, coreografia da 18ª edição do show Criança Esperança, que a Globo exibe hoje à noite; o programa terá homenagem a Roberto Marinho

DANIEL CASTRO
COLUNISTA DA FOLHA

O Ministério da Justiça vetou a exibição da próxima novela das seis da Globo, "Chocolate com Pimenta", que estréia em 8 de setembro, antes das 20h. Em despacho publicado no "Diário Oficial da União" de anteontem, o ministério reclassificou a novela, a partir da leitura de sinopse feita por uma equipe de técnicos, como imprópria para menores de 12 anos (20h) por "desvirtuamento moderado de valores éticos e conflitos psicológicos atenuados".
"Chocolate com Pimenta", ambientada nos anos 20, inspirada na opereta "Viúva Alegre", havia sido classificada como "livre" em abril. No entanto, o autor, Walcyr Carrasco, fez pequenas alterações. A Globo enviou a nova sinopse ao ministério, que a reclassificou.
A reclassificação foi recebida com surpresa dentro da Globo, que irá recorrer. Na sinopse original, a protagonista Ana Francisca (Marina Ximenes), pobre, se apaixona pelo rico Danilo (Murilo Benício). A família do rapaz separa o casal. Grávida, Ana se casa com um rico industrial e muda para Buenos Aires. O marido morre e ela fica milionária. Vingativa, ela voltaria à sua cidade natal com um noivo. Na nova sinopse, retorna só. "Não entendo. A personagem ficou mais romântica e ingênua", diz Carrasco.
Uma contradição: no mesmo despacho, o ministério classificou como "livres" os populares "Hora da Verdade" e "Brasil Urgente", da Band, por serem ao vivo.

OUTRO CANAL

Recuperado
Atendendo a protestos dos fãs, que criaram até site na internet pedindo a volta da série, o SBT programou para o próximo sábado, às 22h, a exibição do mexicano "Chaves". O programa, antes diário, saiu do ar na última segunda-feira, porque suas reprises já não davam ibope. Agora será semanal.

Esgotado
Silvio Santos colocou nesta semana um ponto final na produção do seriado "Meu Cunhado", com Moacyr Franco, em gravação desde 2000 e ainda inédito no SBT. As gravações do programa, um "Chaves" piorado, acabam no próximo dia 15. Parte da equipe de produção será incorporada à da próxima novela da emissora, "Canavial de Paixões".

Descongelado
O SBT vai finalmente tirar da gaveta os seriados "Everwood" e "Fastlane", que vêm fazendo relativo sucesso na TV paga (canal Warner Channel). A partir do próximo sábado, o primeiro será exibido às 17h, e o segundo, às 21h. "Alias" sai do ar.

Encontrado
O "Globo Rural" exibe nos próximos três domingos série de reportagens, assinada por José Hamilton Ribeiro, que resgata a história da música caipira, aquela cantada em dupla, com viola. Entre os achados do repórter, estão o primeiro disco do gênero musical, de Caçula e Mariano, gravado em 1929, e um filme em que Noel Rosa aparece cantando música caipira, a caráter.

E-mail - daniel.castro@uol.com.br


Texto Anterior: José Simão: Prata no Pan! O faqueiro tá aumentando!
Próximo Texto: Programação de TV
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.