São Paulo, segunda-feira, 09 de agosto de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

P.S.

IVAN FINOTTI

BABENCO SOBE NAS TAMANCAS
O lendário mau humor de Hector Babenco atacou novamente nesta Flip. Após trecho de seu filme "Ironweed" ter sido projetado durante a mesa que contava com o autor da história, William Kennedy, Babenco surtou. De noite, na festa da Cosac Naify, emparedou aos berros o diretor de programação, Flavio Moura, reclamando da terrível qualidade técnica da cópia. "Ele não foi polido", lamentou Moura. Apesar de não concordar com o julgamento do cineasta, o diretor de programação da Flip cancelou a exibição do filme completo, ontem, para se poupar de novos chiliques.

Muvuca Regina Casé irritou os espectadores da mesa de Robert Crumb e Gilbert Shelton, no sábado à noite. Sentada na segunda fila, a atriz e apresentadora falava sem parar, ria alto e reclamava, especialmente quando a mulher de Crumb, Aline, subiu ao palco: "Que droga essa mulher tá tomando?", resmungava. "Até parece a Fernanda Young...", pensava alto.

O gato Fritz O editor e bibliófilo Pedro Corrêa do Lago circulava ontem todo pimpão por Paraty com um contrato de quase 42 anos entre a editora Viking Press e Robert Crumb. Datado de 1º de novembro de 1968, o documento acertava os direitos autorais de Crumb em função da publicação de "um trabalho provisoriamente intitulado "Fritz, the Cat", que consiste de quadrinhos". Os direitos: 7,5% do preço de capa na venda das primeiras 10 mil cópias; 10% dos 10 mil exemplares seguintes e 15% no restante. Crumb, que perdeu sua cópia há uns 40 anos, ficou impressionado em ver a tal papelada.

Número Anote aí: R$ 86 é o preço cobrado por um chapéu estilo Panamá vendido na loja Espaço Contemporâneo, em Paraty. Serve para posar de escritor.

Terry sem arroba Foram precisos vários meses para que o crítico literário inglês Terry Eagleton acertasse sua participação nesta 8ª Flip. É que, altamente cabeça, Eagleton não tem e-mail. Os detalhes de sua vinda ao Brasil foram todos acertados via cartas. Escritas a mão.

Bom coração A iraniana Azar Nafisi ficou encantada com os cachorros de rua de Paraty. Alimentou-os com pães surrupiados de sua pousada. No domingo, perguntava se era possível levar um para Washington.

Lembranças Um fã tentou várias vezes entregar um envelope a Robert Crumb, mas, com atitude suspeita, foi impedido por seguranças. No sábado, conseguiu: eram fotos de três mulheres frutas. Crumb sorriu e guardou a lembrança no paletó.

FRASE DO DIA
"Teria sido um belo final para mim. E para a Flip: uma mulher morta num barco!"
WENDY GUERRA,
após quase bater a lancha que dirigia no sábado à tarde



Texto Anterior: Uma Corola
Próximo Texto: Folha.com
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.