São Paulo, quarta-feira, 09 de setembro de 2009

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Mônica Bergamo

bergamo@folhasp.com.br

Fotos Mastrangelo Reino/Folha Imagem
O estilista Carlos Miele em sua loja

CARLOS MIELE

"Paulo Borges incorporou as minhas ideias"

Depois de anos de brigas que começaram com alfinetadas e terminaram quase em tesouradas, dois ícones da moda vão se reencontrar nas passarelas: Paulo Borges, criador da SP Fashion Week, e o estilista Carlos Miele, da M.Officer.

 


Miele já disse que Borges comandava uma "panelinha" na moda; Borges já disse que livrou Miele de situações embaraçosas com credores; Miele processou Borges. E, em 2001, acusou o desafeto de querer "monopolizar a moda" no país. Há algumas semanas, a profecia se realizou: Borges, que já dirigia a SP Fashion Week e o Fashion Rio, assumiu também o Rio Summer, evento idealizado pelo publicitário Nizan Guanaes. Miele, que não participava das "weeks" de moda de Borges, desta vez confirma presença no Rio Summer, previsto para outubro de 2010.

 

FOLHA - Continua no Rio Summer mesmo com o Paulo Borges?
CARLOS MIELE
- Eu entrei no Rio Summer pelo conceito do Nizan para o evento, de uma coisa mais conceitual, internacional, que é no que sempre acreditei, né? Se continuar dessa maneira, eu vou ficar. Agora, se deixar de ser conceitual, se ele [Paulo Borges] transformar [o Rio Summer] numa coisa mais comercial, como é a SP Fashion Week, não tem por que continuar. A São Paulo Fashion Week virou uma coisa comercial, com patrocinadores, onde todo mundo desfila, sendo moda ou não. É quase uma Fenit, assim, uma feira, né?

FOLHA - Ele tem o perfil de fazer um evento com essa característica que você chama de "conceitual"?
MIELE
- Vamos ver o que vai acontecer, né?

FOLHA - Você não teme?
MIELE
- É lógico. Mas é uma decisão empresarial do Nizan e eu tenho que apoiar. Estou até fazendo uma festa em NY com a "Vogue America", no dia 11, para o Rio Summer, com o Michael Roberts [editor da "Vanity Fair"], Isabeli Fontana, com todo mundo. A festa vai ser lá em casa. Temos que manter o astral de fazer uma coisa de moda, e não uma coisa comercial como são a SP Fashion Week e o Fashion Rio.

FOLHA - Como será a convivência entre vocês?
MIELE
- Profissional. Não estamos lá para fazer social.

FOLHA - Você ainda o processa?
MIELE
- Eu acho que esse processo não existe mais. E é o seguinte: tenho que fazer o que é melhor para a minha empresa e para o Brasil. O Rio Summer pode colocar o país no circuito mundial.

FOLHA - Em 2001, você disse que ele queria monopolizar a moda.
MIELE
- Já é monopólio dele, né? Agora, se o Paulo conseguir respeitar conceitualmente as coisas, "vambora". E eu acho que ele mudou muito. Ele incorporou as minhas ideias. A questão do Brasil, a mistura de modelos afro, indígenas, de uma moda sexy e colorida... Naquela época, a moda era embrionária. Era legal copiar o que vinha de fora. Eu era um completo ET. Hoje, está tudo incorporado. A divergência de ideias entre nós não existe mais. A única coisa que eu questiono ainda é que os eventos dele são muito comerciais.

Eu entrei no Rio Summer pelo conceito de uma coisa mais conceitual, internacional (...) Agora, se deixar de ser conceitual, se ele [Paulo Borges] transformar numa coisa mais comercial, não tem por que continuar

A SP Fashion Week virou uma coisa comercial, onde todo mundo desfila, sendo moda ou não. É quase uma Fenit, assim, uma feira, né?
CARLOS MIELE, estilista

Lâmpada

O escândalo de Roger Abdelmassih vai virar CPI na Assembleia Legislativa. Os deputados não pretendem investigar as acusações de assédio sexual, mas, sim, os procedimentos adotados pela clínica do médico e por outros estabelecimentos que fazem reprodução assistida no Estado.
Serão convocadas associações de médicos e pacientes para falar sobre práticas polêmicas como a sexagem (definição do sexo do bebê) e a turbinagem, quando o citoplasma de óvulos de mulheres jovens é colocado em óvulos de mulheres mais velhas.

SÓ O COMEÇO
"O Roger é a ponta do iceberg que acabou revelada por causa dos abusos sexuais. Mas em clínicas de reprodução assistida de São Paulo ocorrem uma série de eventos que precisam ser esclarecidos", diz o deputado Milton Flávio (PSDB-SP), vice-líder do governo. Médico e professor de urologia da Unesp, o parlamentar colheu até ontem 32 assinaturas para a instalação da CPI. "A ideia não é punir, e sim jogar luz sobre as práticas e discutir a legislação", diz.

PERGUNTE À BULA
As novas regras para as bulas de remédio serão publicadas hoje pela Anvisa no "Diário Oficial". Além de aumentar o corpo do texto e o espaço entre as linhas, as empresas também terão que mudar a forma de apresentação dos tópicos, com a substituição de termos técnicos por perguntas claras. Exemplos: saem "Posologia" e "Contraindicações" e entram "Como devo usar esse medicamento?" e "Quando não devo usar esse medicamento?".

OLHA O GÁS!
Os Institutos de Pesos e Medidas dos Estados do Sudeste, ligados ao Inmetro, decidiram realizar fiscalizações conjuntas para coibir a venda de produtos com menos quantidade do que o prometido. O principal vilão é o gás de cozinha. De janeiro a julho, 12,73% dos botijões examinados pelo Ipem-SP tinham menos gás do que o anunciado. As distribuidoras que mais apresentaram erros foram Copagaz, Servgás e Liquigás.

BOOK IS ON THE TABLE
A Prefeitura de Natal vai dar "aulões" de inglês grátis para ensinar termos básicos para a população receber turistas na Copa de 2014. O curso vai acontecer em três ginásios da cidade, aos sábados e domingos à tarde, com professores das escolas Fisk. A prefeitura espera atender até 10 mil alunos.

PAULISTA DE UMA FIGA
O filme "Quanto Vale o Amor", de Roberto Moreira, vai ser lançado nos Estados Unidos. A distribuidora Figa Films assinou contrato para vender o longa, que vai ser chamado de "Paulista" no exterior, porque a história se passa em um prédio da avenida Paulista.

É LUXO SÓ
A perspectiva de crescimento do mercado de luxo para 2009, que até julho era de 8%, cresceu para entre 10 e 11% no último mês. "Os números mostram que o consumidor está se aventurando mais", explica Carlos Ferreirinha, presidente da MCF Consultoria, que apresenta esse e outros dados hoje na abertura da conferência Atualuxo, no hotel Grand Hyatt. Ferreirinha ainda vai anunciar que a pesquisa sobre mercado de luxo feita por sua empresa vai se expandir para Argentina, Chile, Colômbia e México.

CURTO-CIRCUITO
A AGÊNCIA DM9DDB faz festa para comemorar seus 20 anos, hoje à noite, na sede social do Jockey Club, no centro.
O DEBATE "Imagens Humanas-Fotografia e Direitos Humanos" acontece hoje, às 19h, na Caixa Cultural da Sé, com João Roberto Ripper, Dante Gastaldoni e Leonardo Sakamoto.
DENISE WEINBERG e Brian Penido Ross, do Grupo Tapa, participam hoje de um debate com alunos da Escola de Atores Wolf Maya depois da sessão da peça "O Pelicano", no teatro Sérgio Cardoso.
A EDITORA ALTO ASTRAL lança hoje a revista "Shape", com festa no restaurante 3p4. A atriz Carolina Dieckmann é a capa.
O MERCADO MUNICIPAL de São Paulo abriga festa de lançamento do Frutzzz, nova bebida da Pepsico e da AmBev.
A MOSTRA "ARTE PARAIBANA" começa hoje no anexo 4 da Câmara dos Deputados, em Brasília. A galeria que abriga a exposição fica no décimo andar.

com ADRIANA KÜCHLER e DIÓGENES CAMPANHA



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