São Paulo, sexta-feira, 09 de outubro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Outro Canal


Estudo mostra efeito placebo para TV sem alta definição

Um estudo holandês divulgado nesta semana no site da revista "New Scientist" concluiu que há algo similar ao efeito placebo no consumo dos aparelhos de TV em alta definição. Usando o mesmo televisor, mas em metade dos 60 casos colocando cartazes, publicidade e cabos mais finos no aparelho, além de informar esse grupo que as imagens seriam mais claras e nítidas graças à nova tecnologia, a pesquisa demonstrou que essas pessoas disseram ter percebido que as imagens tinham melhor qualidade.
O estudo, conduzido pela Universidade de Twente, não questiona que há diferenças técnicas entre a TV tradicional e a de alta definição, mas mostra que a expectativa do consumidor -e a necessidade de justificativa para seu investimento- influenciam a experiência. Rafael Porto, professor da UnB e membro do grupo de estudos e pesquisas em comportamento do consumidor da universidade, diz que o ambiente que envolve o consumo -tanto físico quanto social- de fato influencia as pessoas, mas ressalva que a pesquisa não pode ser generalizada.
Para o professor, a necessidade interna de justificar um investimento é mais forte quando as pessoas ao redor do comprador não percebem utilidade no item adquirido. Porto ainda sugere uma pesquisa parecida no Brasil, comparando a percepção dos consumidores em cidades em que a publicidade feita pelas redes de TV sobre melhorias na imagem tenha sido divulgada, mas a alta definição ainda não tenha chegado, com cidades em que o sistema já esteja implantado.

À LA CARTE
Na semana do aniversário de 19 anos da MTV, a audiência poderá escolher o que vai passar em quatro faixas diárias do horário. Em votação na rede, programas antigos do canal disputarão a preferência dos espectadores. O menu inclui os antigos "TV Leezão", de Rita Lee, e "Teleguiado", de Cazé.

DEPOIS DE RONALDO...
O Conar enquadrou o comercial da Brahma em que o jogador Cafu aparecia como "brahmeiro". Em reunião no fim de setembro, o conselho decidiu vetar a peça - que já havia, àquela altura, saído do ar - por considerar que associava o consumo da cerveja a êxito profissional. Ainda assim, a cervejaria diz que vai recorrer.

CAMINHOS DA ALBÂNIA
As novelas "A Favorita" e "Beleza Pura" estréiam no fim deste mês na Albânia. A Globo continua assim sua expansão pelo leste europeu - já exibe "Celebridade" e "Duas Caras" na Geórgia.

DA ÍNDIA AO CARIBE
Depois da dança típica de Bollywood ter invadido a novela "Caminho das Índias", agora "Viver a Vida" experimenta ritmos caribenhos. No capítulo desta terça, a personagem de Bárbara Paz passou mal depois de muito ensaio.

NA ONDA DO 'CQC'
O "Caldeirão do Huck" abriu na internet concurso em busca de um novo humorista para o "Zorra Total".

por RODRIGO RUSSO (interino)



Texto Anterior: José Simão: Rio 2016! Tô com preguiça olímpica!
Próximo Texto: Programação de TV
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.