São Paulo, sexta-feira, 09 de outubro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Mônica Bergamo

bergamo@folhasp.com.br

Leticia Moreira/Folha Imagem
TRÊS GERAÇÕES
O músico Cid Campos (no centro) lança neste feriado o CD infantil "Crianças Crionças"; o disco tem letras assinadas por seu pai, o poeta Augusto de Campos (à esq.), e capa ilustrada por um desenho que sua filha, Julie, 15, fez aos oito anos

Prova final

O MEC (Ministério da Educação) vai tentar contratar o ator Wagner Moura para uma ofensiva publicitária destinada a recuperar a credibilidade do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).

VIA-CRÚCIS
A orientação do ministro Fernando Haddad, da Educação, é que os anúncios, de utilidade pública, deem orientação detalhada de cada passo que o aluno terá que cumprir para realizar a prova -desde o momento em que recebe o cartão de inscrição até a hora em que o lacre da prova deve ser aberto à sua frente.

CAUSA
Em meio aos escândalos no Senado, José Sarney (PMDB-AP) encontrou tempo para escrever um livro, "A Pobreza no Maranhão". Sarney, que foi eleito em 1966 para governar o Estado, no qual mantém até hoje influência (sua filha, Roseana, é a atual governadora) vai fazer uma análise sobre a história econômica e as oportunidades perdidas do lugar.

EFEITO
Ainda o Maranhão: operação realizada pela Polícia Federal e pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) em Timon, cidade de 144 mil habitantes na divisa do Estado com o Piauí, descobriu que 66 das 70 farmácias não têm farmacêutico, alvará sanitário nem autorização para vender remédios. A PF fechou 20 delas; as outras 46 fecharam as portas antes de os policiais chegarem. Três pessoas foram presas por comercializar medicamentos contrabandeados.

VOTO SIM
Antonio Ledezma, um dos opositores mais conhecidos de Hugo Chávez na Venezuela, está sendo convidado para falar no Senado do Brasil. Ele surpreendeu os parlamentares brasileiros que combatem o ingresso da Venezuela no Mercosul ao defender justamente o contrário. Para Ledezma, a presença da Venezuela em fóruns internacionais seria fundamental para impor limites às "ações" de Chávez. O senador Eduardo Azeredo (PSDB-MG) foi escalado para o convite.

TUDO INDICA
Azeredo, que votaria contra a aprovação da Venezuela no Mercosul, diz que o oposicionista Antonio Ledezma criou um "fato novo". E dá um palpite: a Comissão deve aprovar o ingresso daquele país no organismo por um placar de 11 a 8 ou de 10 a 9.

PALMAS
Teve plateia estrelada o concerto do americano Dave Brubeck e do pianista brasileiro João Carlos Martins no Lincoln Center, em NY, na semana passada. Entre os banqueiros Moise Safra, o ministro Hélio Costa, das Comunicações, e Marluce Dias, da TV Globo, sentaram-se José Dirceu e sua namorada, Eva.

 


Robert De Niro, que não pôde comparecer, mandou e-mail agradecendo o convite.

CALDO VERDE
Em conversas reservadas, o prefeito Gilberto Kassab (DEM-SP) tem dito não acreditar que o São Paulo F.C. consiga levantar R$ 350 milhões para adequar o Morumbi à Copa de 2014. E que, se isso não acontecer, a prefeitura admite usar como plano B a Arena Palestra Itália, que o Palmeiras deve construir no próximo ano.

COMPENSAÇÃO
Como o estádio do Palmeiras não cumprirá a exigência da Fifa de disponibilizar 60 mil lugares para o jogo de abertura da Copa (ele vai ter só 45 mil), a prefeitura abriria mão de abrigar esta partida inaugural em troca de sediar o Congresso da Fifa, antes do Mundial, e o centro de mídia do evento. O Palmeiras sonha também abrigar jogos da seleção italiana. Exceto as partidas de abertura e as finais, as outras disputas podem ser realizadas em estádios menores.

MONSTROS DE OBAMA
Chega ao Brasil neste mês, pela Cosac Naify, o livro "Onde Vivem os Monstros", tradução de "Where the Wild Things Are", do autor americano Maurice Sendak. Ao receber crianças na Casa Branca na Páscoa, Barack Obama leu o livro para elas e declarou que era "um de seus favoritos". A história também foi filmada pelo diretor de cinema Spike Jonze. O longa estreia no Brasil em janeiro.

FRANCÊS NA MAGRELA
O chef francês Christophe Bacquié, duas estrelas no guia "Michelin", pediu uma bicicleta para andar em São Paulo nos dois dias em que estará na cidade, na próxima semana. Ele foi convidado para fazer jantares no restaurante Le Poème, do empresário Petrit Spahija, marido da atriz global Maria Fernanda Cândido.

CURTO-CIRCUITO
A ORQUESTRA BRASILEIRA do Auditório Ibirapuera fará apresentação especial do Dia das Crianças, na segunda, às 11h, no palco externo da casa. Classificação: livre.
TERMINA HOJE a exposição "Conhecendo a Cultura Japonesa", montada nas dependências do Instituto de Infectologia Emílio Ribas para pacientes e seus acompanhantes.
COMEÇA AMANHÃ a exposição "As Estrelas Dalva de Oliveira e Herivelto Martins nos Braços de Sampa". A partir das 9h, na Caixa Cultural São Paulo, na praça da Sé.
A COMPANHIA DE DANÇA Cisne Negro apresenta amanhã, às 21h, e no domingo, às 17h, o espetáculo "Revoada", no teatro Bradesco, na Pompeia. Classificação: livre.
PRETA GIL faz hoje, às 23h, na The Week de São Paulo, o show "Noite Preta". Classificação etária: 18 anos.
O CIRCO ZANNI começa hoje, a partir das 21h, no Memorial da América Latina, sua 25ª temporada de apresentações. Livre.
JOÃO DORIA JR. promove, de hoje até a próxima segunda-feira, na República Dominicana, o 14º Meeting Internacional.

com ADRIANA KÜCHLER, DIÓGENES CAMPANHA, FLÁVIA MARTIN e MATHEUS PICHONELLI



Texto Anterior: Programação de TV
Próximo Texto: Alemã Herta Müller leva Nobel de Literatura
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.