|
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice
TELEVISÃO
SP assiste hoje à primeira
transmissão de TV interativa
ALEXANDRE MARON
da Sucursal do Rio
A primeira transmissão de TV
interativa do Brasil acontece hoje
e amanhã em São Paulo, durante
a feira internacional de telecomunicações Expo Comm 99, no Expo
Center Norte.
Para realizá-la, foi necessário
juntar uma emissora de TV, o
SBT, a maior empresa de programas de computador do mundo, a
Microsoft, um provedor de acesso
à Internet, o Ajato, e uma empresa de transmissão de conteúdo
por meio da rede, a Media Cast.
"Queremos dar um aperitivo ao
público brasileiro do que pode ser
feito com TV interativa. A idéia é
mostrar que isso não é mais ficção", afirma José Carlos Alves, diretor-geral do Ajato.
A TV interativa usa tecnologia
digital para que o telespectador
interaja com a programação.
Com ela, é possível assistir à
transmissão de um jogo de futebol e, apontando o controle remoto para um jogador, receber
informações biográficas e comprar equipamentos esportivos.
Atualmente técnicos de todas as
grandes emissoras de TV brasileiras testam diversos equipamentos
digitais para escolher o padrão
que será adotado. A decisão sobre
esse padrão será emitida em abril
e os telespectadores só receberão
as primeiras transmissões de TV
digital em sinal aberto no Brasil
no primeiro trimestre de 2001.
O sistema usado na feira para a
demonstração não é totalmente
digital, como o do futuro. Ele é
uma tecnologia intermediária, a
WebTV, criada pela Microsoft,
em que uma caixa semelhante aos
decodificadores das TVs pagas
faz o trabalho de integração dos
sinais digital e analógico.
O SBT transmite uma entrevista
captada durante a feira para sua
central e para a do provedor Ajato. No provedor, uma equipe da
Media Cast adiciona as informações que serão associadas às imagens, como o nome do entrevistado, a empresa para a qual ele trabalha e sobre a feira.
Um canal da TVA é usado para
exibir as imagens. Quando o espectador usa o controle remoto e
clica sobre o entrevistado para saber quem ele é e qual empresa representa, a caixinha da WebTV
junta a imagem gerada pelo SBT
às informações providas pela Media Cast, via Internet.
O Ajato está interessado no
mercado de TV interativa no Brasil. "Como os canais digitais só
chegam em 2001 e demorarão pelo menos até 2010 para se tornarem o padrão dominante, achamos que há um filão a ser trabalhado", diz o diretor do Ajato.
Um equipamento de TV digital
custará, inicialmente, cerca de R$
5.000 e uma caixinha de WebTV
cerca de R$ 400. Alves acha que o
negócio tem bom potencial para
ocupar o espaço intermediário
entre as tecnologias.
Mas ele reconhece que para a
implantação dessa tecnologia ser
viável ainda há muito trabalho
pela frente. "Precisamos conversar com as emissoras, os provedores e diversos outros parceiros para viabilizar a chegada da TV interativa e o negócio", analisa Alves.
Texto Anterior: Prêmio Nobel: Mistral teria sido mãe solteira Próximo Texto: Disco/Lançamentos - Pizzicato Five: O pop que sai no Brasil Índice
|