São Paulo, Terça-feira, 09 de Novembro de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TELEVISÃO
SP assiste hoje à primeira transmissão de TV interativa

ALEXANDRE MARON
da Sucursal do Rio

A primeira transmissão de TV interativa do Brasil acontece hoje e amanhã em São Paulo, durante a feira internacional de telecomunicações Expo Comm 99, no Expo Center Norte.
Para realizá-la, foi necessário juntar uma emissora de TV, o SBT, a maior empresa de programas de computador do mundo, a Microsoft, um provedor de acesso à Internet, o Ajato, e uma empresa de transmissão de conteúdo por meio da rede, a Media Cast.
"Queremos dar um aperitivo ao público brasileiro do que pode ser feito com TV interativa. A idéia é mostrar que isso não é mais ficção", afirma José Carlos Alves, diretor-geral do Ajato.
A TV interativa usa tecnologia digital para que o telespectador interaja com a programação. Com ela, é possível assistir à transmissão de um jogo de futebol e, apontando o controle remoto para um jogador, receber informações biográficas e comprar equipamentos esportivos.
Atualmente técnicos de todas as grandes emissoras de TV brasileiras testam diversos equipamentos digitais para escolher o padrão que será adotado. A decisão sobre esse padrão será emitida em abril e os telespectadores só receberão as primeiras transmissões de TV digital em sinal aberto no Brasil no primeiro trimestre de 2001.
O sistema usado na feira para a demonstração não é totalmente digital, como o do futuro. Ele é uma tecnologia intermediária, a WebTV, criada pela Microsoft, em que uma caixa semelhante aos decodificadores das TVs pagas faz o trabalho de integração dos sinais digital e analógico.
O SBT transmite uma entrevista captada durante a feira para sua central e para a do provedor Ajato. No provedor, uma equipe da Media Cast adiciona as informações que serão associadas às imagens, como o nome do entrevistado, a empresa para a qual ele trabalha e sobre a feira.
Um canal da TVA é usado para exibir as imagens. Quando o espectador usa o controle remoto e clica sobre o entrevistado para saber quem ele é e qual empresa representa, a caixinha da WebTV junta a imagem gerada pelo SBT às informações providas pela Media Cast, via Internet.
O Ajato está interessado no mercado de TV interativa no Brasil. "Como os canais digitais só chegam em 2001 e demorarão pelo menos até 2010 para se tornarem o padrão dominante, achamos que há um filão a ser trabalhado", diz o diretor do Ajato.
Um equipamento de TV digital custará, inicialmente, cerca de R$ 5.000 e uma caixinha de WebTV cerca de R$ 400. Alves acha que o negócio tem bom potencial para ocupar o espaço intermediário entre as tecnologias.
Mas ele reconhece que para a implantação dessa tecnologia ser viável ainda há muito trabalho pela frente. "Precisamos conversar com as emissoras, os provedores e diversos outros parceiros para viabilizar a chegada da TV interativa e o negócio", analisa Alves.


Texto Anterior: Prêmio Nobel: Mistral teria sido mãe solteira
Próximo Texto: Disco/Lançamentos - Pizzicato Five: O pop que sai no Brasil
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.