São Paulo, quinta-feira, 09 de novembro de 2000

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FILMES

INÁCIO ARAUJO
CRÍTICO DE CINEMA

Sabotagem em Alpha 4
Bandeirantes, 13h.
(Time Lock). EUA, 1996, 95 min. Direção: Robert Munic. Com Jeff Speakman, Arye Gross, Myriam D'Abo. Prisioneiro introduz vírus em um sistema de computadores de Alpha 4 (planeta prisão do século 23). Dessa forma, o clima gelado muda radicalmente. Enfim, promessa de uma idiotice poucas vezes vista.

A Mudança
SBT, 14h.
(Moving). EUA, 1987, 89 min. Direção: Alan Metter. Com Richard Pryor, Beverly Todd. Após perder o emprego, engenheiro de trânsito (Pryor) terá de batalhar para convencer a família a mudar-se para uma pequena cidade, onde está conseguindo novo emprego. Pouco a esperar.

Sheena, a Rainha da Selva
Globo, 15h50.
(Sheena). EUA, 1984, 117 min. Direção: John Guillermin. Com Tanya Roberts, Ted Wass, Donovan Scott. Sheena (Roberts) é um Tarzã de saias, ou melhor, de saiote, que combate um militar disposto a instaurar a ditadura num país africano democrático. Uma insânia cuja única compensação são os passeios da atraente Tanya em trajes menores.

Fronteira da Liberdade
Bandeirantes, 22h.
(One Way Out). EUA, 1996, 106 min. Direção: Kevin Lynn. Com Jack Gwaltney, Jeff Monahan, Annie Golden, Robert Turano. Ao sair da cadeia, Frank (Gwaltney) pensa em levar vida pacata, ao contrário de outro companheiro de prisão, Bobby (Monahan, também roteirista). Mas, ao saber que a propriedade do irmão (Turano) havia sido invadida, Frank decide alterar seus planos. Inédito.

A Jornada
Cultura, 22h30.
    (Safar). Irã, 1995, 84 min. Direção: Alireza Raisian. Com Dariush Farhang, Fatemeh Motamed-Aria, Amir Pievar. Segundo longa do diretor Raisian, com roteiro de seu mentor, Abbas Kiarostami. A história diz respeito a um homem que, enquanto a cidade é bombardeada por mísseis inimigos (na guerra contra o Iraque), busca refúgio para sua família. A noite é chuvosa. Nervoso, ele sofre um acidente, atropela e mata várias pessoas. No dia seguinte, descobrirá que o lugar do acidente é o mesmo em que planejava proteger a família. Ou seja, o inesperado e o acaso abrem-se ao personagem (e não só, certamente), quer queira, quer não. Vale conferir. Inédito.

E Agora, Meu Amor?
Record, 22h30.
(Fools Rush in). EUA, 1997. Direção: Andy Tennant. Com Matthew Perry, Salma Hayek, Tomas Milian, Jill Clayburgh. Um nova-iorquino conhece em Las Vegas a bela Hayek. Eles transam. Problema: ela fica grávida. O que fazer agora? Em torno da questão girará essa comédia dramática sem grande futuro.

Intercine
Globo, 1h45.
Para quinta, "Lembranças Mortais" (1993, de Arthur Allan Seidelman, com Melissa Gilbert, Ted Shackelford) disputa com "Porky's" (1981, de Bob Clark, com Dan Monahan, Mark Herrier), o direito de ir ao ar.

Amityville - Uma Questão de Hora
Globo, 3h30.
(Amityville 1992 - It's About Time). EUA, 1992, 95 min. Direção: Tony Randel. Com Shawn Weatherly, Stephen Match. Sexto filme da série dedicada a Amityville, cidade onde tudo vira terror. Aqui, é um relógio do século 15, com o poder de transformar seus proprietários, que instaura o pesadelo.

DESTAQUES DA TV PAGA

FILMES
Ser alguém no mundo inóspito
Seria um tanto injusto dizer que "Belíssima" (Eurochannel, 23h) e "Herança Sagrada" (Telecine Classics, 18h20 e 3h05) sejam filmes ultrapassados. Visconti, no primeiro caso, e Douglas Sirk, no segundo, exploram o patético de modos inesperados.
"Belíssima" o transpõe para um estúdio de cinema e narra o esforço de uma mãe para transformar sua filha em estrela mirim e, assim, sair do nada.
Ser alguém é, da mesma forma, o problema de Taza, filho do chefe apache Cochise, que se torna pelego dos brancos e, auge do patético, se orgulha de usar o fardamento ianque. Claro, arrumará encrenca com o rebelde Geronimo.
Tentar se acomodar num mundo inóspito é o destino dos personagens desses belos filmes. (IA)



Texto Anterior: Astrologia - Barbara Abramo: Ir em frente
Próximo Texto: José Simão: Buemba! Luciana Gimenez pensa na língua dos Stones!
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.