São Paulo, quinta-feira, 09 de novembro de 2000

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MAC fica entre reforma e nova sede

DA REPORTAGEM LOCAL

O MAC (Museu de Arte Contemporânea) da Cidade Universitária deve reabrir suas portas em dezembro, depois de passar seis meses em reforma. Seu diretor, José Teixeira Coelho Netto, prepara a exposição "Obra Nova", convidando artistas contemporâneos para a reinauguração.
"Vai ser uma mostra diferenciada das que o museu costuma promover", afirmou ele, sem adiantar quem serão os artistas. Mesmo com as reformas do MAC em andamento, a diretoria começa a desenhar o projeto do novo museu, que será erguido na antiga fábrica Matarazzo, na avenida Francisco Matarazzo, junto ao viaduto Antártica.
Estão reservados ao museu 4.872,70 m2 da área total de 94.265 m2 da empresa Ricci. "Vamos construir uma sede. Não estamos fragmentando o MAC. Ao contrário. O museu precisa de uma casa à altura de seu acervo, de 8.000 obras."
Para o projeto do novo museu, a diretoria promoverá concurso internacional de arquitetura. "Não é um concurso aberto. Estamos convidando arquitetos", disse Netto, sem antecipar nomes.
Além do prédio da Cidade Universitária, que agrega um anexo, o MAC está em outro prédio no parque Ibirapuera. Quando a "sede" estiver pronta, o prédio da USP continuará sendo do MAC, o anexo deve ser desativado e o do Ibirapuera ainda tem destino incerto. A parceria com a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo, firmada devido à reforma, continua em 2001. (FC)



Texto Anterior: Masp pretende "revitalizar" o centro
Próximo Texto: Iniciativa causa controvérsia
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.