São Paulo, quinta-feira, 09 de novembro de 2000

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ABL
Exposição comemora o aniversário de 80 anos do economista Celso Furtado
Os 80 anos de Celso Furtado serão comemorados numa mostra que a Academia Brasileira de Letras (ABL) inaugura hoje, às 17h, em sua sede, no Rio.
A exposição apresenta fotografias, manuscritos do economista e o original de seu livro mais vendido, "Formação Econômica do Brasil" (1959).
Autor de 32 livros, traduzidos para 53 idiomas, Furtado completou 80 anos em 26 de julho. Foi ministro do Planejamento de João Goulart, de 1961 a 1963, e teve seus direitos políticos cassados durante o regime militar.
Exilou-se no Chile e depois foi para a França, onde deu aula na Sorbonne por 20 anos. Voltou definitivamente em 1986. Nesse ano, é nomeado ministro da Cultura do governo José Sarney.
Nascido em Pombal, na Paraíba, Furtado veio para o Rio em 1939, com 19 anos. Cursou faculdade de direito e também exerceu a profissão de jornalista.
Influenciado na adolescência por "Casa-Grande & Senzala", de Gilberto Freyre, Furtado definiria o objetivo de sua carreira: escrever sobre a história da civilização brasileira. Participou da Cepal (Comissão Econômica para a América Latina) e presidiu o Grupo Misto Cepal-BNDES. Em 60, fundou a Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene).
Há três anos, foi eleito para a ABL. Durante a abertura da exposição "Celso Furtado: Vocação Brasil", será relançado o livro "Introdução ao Desenvolvimento". (DA SUCURSAL DO RIO)



Texto Anterior: Panorâmica: Paula Yates morreu de overdose
Próximo Texto: Schwarzenegger pode interpretar Conan outra vez
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.