UOL


São Paulo, domingo, 09 de novembro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Novela deve ser reclassificada

DA REDAÇÃO

A novela das oito da Globo, "Celebridade", deve ser reclassificada para imprópria para menores de 14 anos, inadequada para exibição antes das 21h. Inicialmente, a novela foi classificada pelo Ministério da Justiça como apropriada para as 20h (12 anos).
A novela vem sendo monitorada por técnicos do ministério desde sua estréia, em 13 de outubro. O monitoramento dura um mês. O ministério, segundo sua assessoria de imprensa, tem recebido muitas reclamações de telespectadores incomodados com cenas de sexo e violência, o que deve justificar a reclassificação.
A reclassificação indicativa, segundo a assessoria do ministério, deverá ser direta, sem negociação prévia com a Globo. Isso porque a mudança não irá causar impacto na grade da emissora, que, na maioria dos dias, já a exibe após as 21h -menos às quartas, quando há futebol às 21h40.
A classificação indicativa do Ministério da Justiça para novelas não leva em consideração palavrões, porque é feita a partir de sinopses (texto que resume a história e apresenta os personagens). Mas, como os programas de TV são monitorados, a classificação pode ser revista.
Em filmes, palavrões são critério para limitação de idade. O vocabulário, de acordo com o ministério, foi o que mais pesou na decisão de vetar para menores de 14 anos, nos cinemas, "Os Normais -O Filme", da Globo Filmes.
Não é o caso de "Celebridade". A novela deverá ser reclassificada por causa do erotismo e da violência. Segundo o Ministério da Justiça, não houve reclamações por causa de palavras chulas. A coordenação da campanha Quem Financia a Baixaria É Contra a Cidadania também desconhece denúncias por causa de palavrões.
"Mulheres Apaixonadas", que antecedeu "Celebridade", também teve sua classificação revista das 20h para as 21h.
No caso da novela das sete, "Kubanacan", houve negociação, e a Globo reduziu ou mudou o tratamento dado às sequências de ação e sexo, mantendo-a livre.



Texto Anterior: Isto é Celebridade
Próximo Texto: O homem que sabia TABUADA
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.