São Paulo, quarta-feira, 09 de novembro de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TELEVISÃO

Por 'engano', Globo exibe filme impróprio

Kelly Fuzaro/MTV
ATITUDE Ao lado de Daniella Cicarelli, o estudante Rodrigo, 19, grava o "Beija Sapo", em que beija outro rapaz; por causa do "não-beijo" de "América", a MTV antecipou a exibição para hoje (22h)

DANIEL CASTRO
COLUNISTA DA FOLHA

O mesmo controle de qualidade da Globo que censurou o beijo gay de "América" cometeu um vacilo: por suposto engano, deixou exibir na faixa livre (das 16h15 às 18h de sábado) um filme considerado violento e inadequado para antes das 21h (impróprio para menores de 14 anos).
"O Vingador do Futuro" ("Total Recall", 1990) foi a arma da Globo para ofuscar a estréia do novo programa de Márcio Garcia na Record. Deu certo. O longa registrou 19 pontos (contra 6 do SBT e 5 da Record e Band). A média da Globo no horário foi de 15 a 18 pontos de janeiro a junho.
Segundo o Ministério da Justiça, "O Vingador do Futuro" foi classificado em 1992 como inadequado para antes das 21h por conter "tensão e violência".
A Globo, que há muito tempo não descumpria a classificação indicativa, afirma que o longa "foi programado por engano". Oficialmente, afirma que o filme é dela desde 1996 e que "sua ficha foi confundida com a de títulos similares como ‘Viajante do Futuro’ e ‘De Volta para o Futuro’".
No filme, Arnold Schwarzenegger vive um operário que, no final do século 21, após implante de memória, viaja a Marte e lá se une a um grupo de rebeldes que lutam contra o domínio da Terra. Como a classificação indicativa não é impositiva, a Globo só corre riscos de sofrer sanções se for condenada em eventual ação movida pelo Ministério Público.

OUTRO CANAL

Beleza O primeiro capítulo da boa "Belíssima" teve média consolidada de 54 pontos no Ibope da Grande São Paulo _dois a menos do que o primiero de "América".

Furo A média do "Roda Viva" com o presidente Lula foi de dois pontos, apenas um décimo a menos do que a edição com Roberto Jefferson, em 20 de junho. Mas "replicou" muito mais. O "Bom Dia Brasil" de ontem foi todo sobre o programa da Cultura.

Prestígio O governador Geraldo Alckmin foi pessoalmente à TV Cultura, anteontem, assinar a liberação de R$ 5 milhões previstos em orçamento para a emissora fazer investimentos. Segundo Marcos Mendonça, presidente da Cultura, o dinheiro será usado na compra de câmeras de alta definição, ilha de edição digital, gerador de cenário virtual e uma nova unidade móvel (a atual tem 30 anos).

Telhado Silvio Santos ainda não desistiu, mas está em dúvida se produzirá a novela "Cristal". Mandou os responsáveis pela teledramaturgia do SBT estudar outros textos da mexicana Televisa como alternativa para a próxima novela, que deve estrear em março.

Cinismo Até o "Fala que Eu te Escuto", programa da Igreja Universal na Record, pegou carona no "não-beijo gay" de "América". Tema da edição da madrugada de ontem: "O beijo que não houve e gerou polêmica: é preconceito ou é nojento?".


E-mail-
dcastro@folhasp.com.br


Texto Anterior: José Simão: Socorro! Maluf pega a febre do carrapato!
Próximo Texto: Programação de TV
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.