São Paulo, sexta-feira, 09 de dezembro de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TELEVISÃO

Redes pedem financiamento para TV digital

Ricardo Chvaicer/TV Globo
TRICÔ BAIANO As cantoras Daniela Mercury e Ivete Sangalo se encontram em camarim durante gravação do "Show da Virada" que a Globo exibe no próximo dia 31; a gravação foi terça, no Rio

DANIEL CASTRO
COLUNISTA DA FOLHA

Representantes das principais redes do país se reuniram anteontem com o ministro das Comunicações, Hélio Costa, para apresentar suas posições sobre o sistema de TV digital a ser adotado pelo Brasil, decisão que será anunciada até fevereiro. Os radiodifusores também tiveram um breve encontro com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no Planalto.
A principal novidade é a reivindicação, por parte das redes, da abertura de uma linha de financiamento no BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) para a compra, a juros menores que os de mercado, de transmissores digitais. As TVs também pediram benefício fiscal para importarem câmeras e equipamentos de estúdios adequados à nova tecnologia.
As emissoras argumentam que, sem o apoio do BNDES, não têm como implantar a TV digital no país. Estima-se que todas as emissoras, juntas, terão que investir, em até 15 anos, cerca de US$ 10 bilhões para migrarem da tecnologia analógica para a digital.
Segundo a assessoria de Costa, o ministro se comprometeu a defender a abertura de linha de crédito no BNDES tanto para emissoras quanto para fabricantes de televisores, mas exige como contrapartida canais para educação à distância. Costa, de acordo com sua assessoria, defende também crédito barato para o telespectador comprar caixas decodificadoras e televisores digitais.

OUTRO CANAL

Dissimulado 1 André, personagem de Marcello Antony em "Belíssima", já começou a mostrar que não é o mocinho que fingia ser no início. Agora rico, esqueceu o pai em um cortiço e, em breve, vai se aliar à vilã Bia Falcão (Fernanda Montenegro) em plano de comprar o casarão de Murat (Lima Duarte) para lá construir a nova sede da indústria de lingeries da história.

Dissimulado 2 Sílvio de Abreu, autor de "Belíssima", desconversa sobre o aspecto vilanesco de André. Mas a sinopse original prevê que André irá dar um golpe em Júlia (Glória Pires), deixando-a pobre.

Dissimulado 3 Abreu se diverte com a ambigüidade de André. "O fato de manter o público encantado com ele, mas com um pé atrás, é muito estimulante para o romance [com Júlia] e dá chances reais para o Nikos [Tony Ramos]", afirma.

Rebatismo Vai se chamar "Filhos do Carnaval", e não mais "Carnaval", a série de seis episódios que a O2 produziu para o canal pago HBO, com Jece Valadão no papel de um bicheiro carioca. A série, que custou R$ 6 milhões, deve ir ao ar a partir de fevereiro.

Agora vai O SBT já começou a sondar profissionais de teledramaturgia da concorrência. Deve contratar até cem pessoas, sem contar elenco, para produzir seu segundo horário de novelas, previsto para estrear em abril de 2006.


E-mail - dcastro@folhasp.com.br


Texto Anterior: José Simão
Próximo Texto: Programação de TV
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.