São Paulo, sexta-feira, 09 de dezembro de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

POPLOAD

Sexy boys

LÚCIO RIBEIRO
COLUNISTA DA FOLHA

Na vida virtual desta coluna, que se alonga quilométrica na seção "Pensata" da Folha Online, aconteceu uma votação para apontar qual a principal banda de 2005, segundo os leitores. E o grupo escocês Franz Ferdinand deixou os bem-amados Strokes, Arcade Fire e Oasis para trás.
Mesmo sem ter vindo ao Brasil neste ano em que (quase) todo mundo veio ao Brasil, o Franz Ferdinand conquistou 2005 porque passou pelo teste do segundo disco. Porque seus integrantes são simpáticos, bem-vestidos, sexies. Porque é a banda mais pop das bandas pop. Porque lançou dois clipes excelentes. E porque seus remixes que flertam com a música eletrônica (não só) são os melhores. E porque eles já tinham ganhado o título de principal banda de 2004 nesta coluna, quando a banda apareceu para a cena.
Na última segunda, a banda de Alex Kapranos lançou o segundo single de "You Could Have It So Much Better", o segundo disco. A música escolhida para o compacto foi a linda "Walk Away", que é visualmente mostrada com um clipe inspirado no cinema de Alfred Hitchcock, o que reafirma o caráter art-rock do grupo.
"Walk Away", o single, carrega no lado B a cover de "Sexy Boy", hino da cultuada dupla francesa Air. Na veia rock do FF, a música, também cantada em francês, perdeu o clima etéreo, mas ganhou uma guitarra lisérgica que conduz na medida o "Sexy boooooooooy" robótico-blasé cantado por Kapranos, se é que é o Kapranos mesmo quem canta.
Franz Ferdinand domina o noticiário pop. Na internet circula algumas excelentes versões remixadas de "Do You Want to", o acachapante primeiro hit do novo disco, música que, para dar uma idéia de seu poder de contágio, é anunciada com entusiasmo em FMs rock-comercialóides.
Quanto aos remix, um deles é do DJ inglês Erol Alkan, o cara que mais entende até que ponto dá para fazer de um rock uma ótima música eletrônica, ou vice-versa. Outra versão extradance de matar de "Do You Want to" circula pela internet com o complemento "Whitey Remix", de autoria do excelente novo artista inglês Nathan Whitey.
Também nesta semana de lançamento de single novo, a banda tocou nos estúdios da Radio One inglesa uma versão engraçada que o Franz Ferdinand burilou para a dançante "What You Waiting For", da loirinha americana Gwen Stefani. Tem fácil na internet.
Também acabou de chegar nas lojas inglesas e americanas o DVD "Franz Ferdinand", duplo e ao vivo, com shows, o documentário "Tour de Franz", entrevistas, os hinos "Take Me Out" e "Matinee" (ambas do primeiro disco) para karaokê. A Trama deve lançar aqui até o Natal.
O FF está agora no meio de uma turnê européia. Hoje eles tocam na Dinamarca, com show de abertura da atual bandinha-fenômeno da Inglaterra, o Arctic Monkeys. É mais que certo que o Brasil receba shows do Franz Ferdinand em 2006. O produtor argentino Daniel Grinbank, que está trazendo o U2 para a América Latina, afirma que o Franz Ferdinand vem junto para abrir as apresentações do grupo irlandês.
A Domino Records inglesa nega qualquer acerto com o U2, mas fala que o FF estuda quatro propostas para tocar no Brasil no ano que vem e deve baixar aqui.
Se alguém disser que o Franz Ferdinand vai levar o prêmio de melhor banda de 2006 entre os leitores desta coluna, pela terceira vez consecutiva, eu não vou ficar nada espantado.


@ - lucio@uol.com.br

Texto Anterior: Mônica Bergamo
Próximo Texto: CDs - Rock: Novo System of a Down segue com mais barulho e protesto
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.