São Paulo, domingo, 09 de dezembro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Programação destaca especiais infantis

Cultura e Canal Futura comemoram o Dia Internacional da Criança no Rádio e na TV, promovido pela Unicef

DA REPORTAGEM LOCAL

Na tentativa de estimular a programação infantil de qualidade, a Unicef promove, desde 1991, o Dia Internacional da Criança no Rádio e na TV. Não é de estranhar que os canais que darão mais atenção ao dia -marcado para hoje- por aqui são o Futura e a Cultura.
O tema proposto neste ano pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância é "o mundo que queremos". Em torno dele, o Canal Futura produziu 14 horas de programação especial, que começa às 9h, com "Mundo da Leitura" -meia hora feita de dicas culturais, poesias, histórias e brincadeiras.
Até a última atração, que vai ao ar às 23h (o filme "Um Mundo para Todas as Crianças"), destacam-se o décimo programa do selo Palavra Cantada, "Pé com Pé" (17h), com Sandra Peres e Paulo Tatit, e o "Expresso Celular", exibido nos intervalos, resultado de uma oficina que ensinou jovens de dez a 15 anos a usarem câmeras de vídeo de celular para produzirem trabalhos sobre o tema proposto pela Unicef.
Regina Casé, que na emissora comanda "Um Pé de Quê?", faz entrevistas com meninos e meninas para tentar mostrar como eles encaram questões como o casamento, a pobreza e o futuro em "Crianças", que vai ao ar às 16h30. Mais tarde, às 19h30, "Adolescentes" traz Casé focando problemas mais pessoais -como gravidez e relação com os pais- de jovens de diversas classes sociais.
Outra aposta da emissora é o longa "Crianças Invisíveis" (às 21h), produção de 2005, feita sob encomenda para a Unicef, que reúne sete curtas-metragens de cineastas como Spike Lee, Mehdi Charef, John Woo, Emir Kusturica, Ridley Scott e a brasileira Kátia Lund.
A parceira de Fernando Meirelles em "Cidade de Deus" é autora de "Bilu e João", episódio sobre meninos catadores de sucata em São Paulo.

Cultura
A emissora paulista, que participa do projeto há 12 anos, levará ao ar quatro horas de programação dedicada à criança. Atrações fixas da TV Cultura como "Cambalhota", "Teatro Rá-Tim-Bum", "Panorama" e "Vitrine" terão edições especiais relacionadas ao "mundo que queremos".
Às 16h, o "Repórter Eco" inicia a programação, que termina às 20h, quando é exibido o "Vitrine Especial", com os bastidores das filmagens de "Brazuca", criado para este dia.
Trata-se de uma ficção ambientada em uma nave espacial e intercalada com reportagens e depoimentos de crianças brasileiras, exibida às 17h.
As rádios Cultura AM e FM também participam da programação. Na AM, a partir das 9h, ouve-se uma seleção com canções de ninar e cantigas de roda tradicionais, de várias regiões do país, gravadas por intérpretes como Chico Buarque, Nana Caymmi e Luiz Tatit.
Às 10h, é a vez da FM, com o programa "Encontro com o Maestro", que traz peças infantis de Heitor Villa-Lobos.
(CRISTINA FIBE)


Texto Anterior: Nas lojas
Próximo Texto: Bia Abramo: "Ugly Betty" é exemplo da eficiência americana
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.