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TELEVISÃO
Crítica
"39 Degraus" tem perfeição do método de Hitchcock
INÁCIO ARAUJO
CRÍTICO DA FOLHA
O dia propõe uma escolha difícil: "Os 39 Degraus" (TCM,
22h, 12 anos) ou "Manhattan"
(TC Cult, 22h, 12 anos). Hitchcock ou Woody Allen (nesta ordem)?
A opção pode ir por outro lado: suspense ou comédia dramática? "Os 39 Degraus", de
1935, nos dá a chance de ver, ou
rever, a perfeição do método
hitchcockiano da inversão de
culpas (um homem é acusado
pelo crime de outro e tem de
fugir ao mesmo tempo da polícia e do criminoso verdadeiro
para provar sua inocência).
Se em Hitchcock ninguém é
de fato inocente, pois carregamos todos o pecado original,
culpa é também o que não falta
em Woody Allen. Ali está ele
suspenso entre dois amores:
uma mulher que julgamos conveniente para um intelectual
de Nova York (Diane Keaton) e
uma adolescente. Talvez o inconveniente seja a adolescente,
Mariel Hemingway, e sua falta
de graça. Mas a descrição da vida intelectual de Nova York e a
paixão de Woody por sua cidade são formidáveis.
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