São Paulo, quarta-feira, 09 de dezembro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Photoespaña destaca coletivos de SP

Um dos principais eventos de fotografia no mundo terá mostra com 13 brasileiros em centro de Madri

MARIO GIOIA
DA REPORTAGEM LOCAL

O Brasil produz uma fotografia contemporânea de grande qualidade, mas que ainda é pouco conhecida na Europa.
Curadores e críticos da área, que estiveram em São Paulo na semana passada dentro da programação do Photoespaña, um dos eventos de fotografia mais importantes do mundo, pretendem que esse desconhecimento seja minimizado.
De 9 de junho a 25 de julho do ano que vem, o Instituto Cervantes de Madri vai organizar uma mostra que contará com trabalhos de 13 artistas brasileiros, entre eles dois coletivos, os paulistanos Cia de Foto e Garapa. Sete outros fotógrafos de países latino-americanos completam a seleção.
"Fiquei muito impressionada com a vitalidade da fotografia brasileira. Gostei muito do que vi em São Paulo. Não há uma linha única na produção daqui, a diversidade é que atrai", afirma a francesa Claude Bussac, 46, diretora do Photoespaña e organizadora da leitura de portfólios feita na semana passada na cidade.
O espanhol Alejandro Castellote, um dos principais críticos da área no mundo, e o cubano Juan Antonio Molina assinarão a curadoria da exposição em Madri. Além dos coletivos, Laura Belém, Breno Rotatori, Lívia Aquino e Gilvan Barreto, entre outros, foram selecionados.
"Tentaremos criar um fio condutor coerente, que una todos os autores", diz Castellote, 50. "Há uma inventividade grande aqui, presente em várias cidades. Os coletivos têm uma ausência de ego que é um desafio à noção de autoria."
Para Castellote, a mostra servirá para que críticos e artistas europeus conheçam essa nova produção brasileira. "Mesmo vigorosa, ela quase não é vista em grandes centros. Imagino que ela surpreenderá muitos."
O Photoespaña 2010 confirmou a experiência do tempo como eixo curatorial das exposições em Madri e Cuenca. Obras de nomes como Moholy-Nagy (1895-1946) e Jeff Wall fazem parte da programação.


Texto Anterior: Marcelo Coelho: O declínio moral do panetone
Próximo Texto: Artes plásticas: Feira em Miami tem "artistas de cinema" e "bolha brasileira"
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.