São Paulo, quinta-feira, 10 de janeiro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Comida

Esculturas de açucar

Confeiteira brasileira faz sucesso na Espanha com um produto conhecido por aqui: bolos decorados com pasta americana

DA REPORTAGEM LOCAL

Desde que se mudou para a Espanha, a brasileira Jane Araújo, 33, já fabricou bolsas para a Gucci, fez potes de creme para a Guerlain, produziu troféus para a Kenzo e criou um palhaço para o filho do ídolo do futebol espanhol Raúl. Tudo de... açúcar.
Se a arte de modelar figuras em pasta de açúcar para decorar bolos que mais parecem cenográficos há anos faz sucesso nas festas brasileiras, especialmente nas de casamento e nos aniversários infantis, em Madri ela é novidade e tem à frente a confeiteira acreana, que trabalha dez horas por dia e folga apenas um dia por semana para dar conta de atender todas as encomendas. Faz cerca de 30 bolos por semana. Por um mini, chega a cobrar 15 (quase R$ 40). Os encomendados por empresas, em geral réplicas de produtos e superpersonalizados, saem mais caro: 30.
"Cheguei a um nível alto em pouco tempo. Vi que tinha mercado de trabalho, que as pessoas e as empresas buscavam algo diferente", conta Jane Araújo, por telefone. "É novidade. Caiu no gosto dos espanhóis, que são muito fechados e tradicionais. Hoje pertenço à "alta-costura" dos bolos e faturo muito dinheiro", completa a doceira, que oferece seus serviços pelo site Arte Sin Limites (www.artesinlimites.es).
Foi para atender a um desejo do filho -de ter uma festa temática do Batman- que a brasileira acabou entrando no ramo dos bolos confeitados com pasta de açúcar, ou americana, como é conhecida aqui -grosso modo, trata-se de uma mistura à base de açúcar, gelatina sem sabor e um aromatizante.
"No Brasil, estamos acostumados a fazer festas bonitas, bem-decoradas. Organizei tudo para a festa do meu filho, mas faltava o bolo. Aqui não é tradição ter bolo com tema", diz. Ao perceber que não encontraria um bolo com as feições do personagem da HQ, Jane decidiu fazê-lo. "Foi o maior sucesso. Os convidados ficaram abismados. Vi que existia um mercado a ser explorado."
De solução caseira a profissão foi um passo. Jane veio para o Brasil, onde fez um curso intensivo com Beth Gomes, uma doceira que faz bolos para celebridades como a apresentadora de TV Xuxa Meneghel.
"Saiu uma reportagem sobre os bolos na Telemadrid, uma TV local daqui, e foi um boom. Choveram encomendas. Eram 30 a 40 bolos para entregar em um final de semana", relembra a confeiteira, cujo trabalho já foi tema de reportagens de outras TVs espanholas e dos jornais "El País" e "El Mundo".

Com a cara do dono
A confeiteira atribui o sucesso repentino ao fato de os bolos serem personalizados, mas faz questão de ressaltar que o sabor também conta, apesar de quase ninguém comer a pasta de açúcar. "Se está bonito por fora, está bem. Mas se não está gostoso, os clientes não voltam. É o equilíbrio de estar bonito por fora e gostoso por dentro."
A personalização faz com que ela modele princesas com óculos, Cinderelas morenas e receba pedidos engraçados -como as posições do "Kama Sutra"- e outros até meio esquisitos.
"Uma cliente americana, de idéias um pouco avançadas, pediu um cemitério cheio de túmulos com nomes de crianças. Eu não estava muito feliz com a idéia de fazê-lo, porque não me pareceu agradável colocar nomes de crianças em tumbas, mas concordei porque era para uma festa de Haloween."
Entre os desafios, o que mais marcou foi o pedido de uma cliente que queria, para a primeira comunhão do filho, um bolo com o formato do cavalo de tróia ao lado de... Brad Pitt.
"Passei três dias estudando como faria. Pesquisei na internet, assisti ao filme, troquei idéias com meu marido na hora do jantar e fui construindo o bolo na cabeça." Os negócios andam tão bem que, além de não ter planos de voltar ao Brasil, Jane começou a difundir a arte dos bolos confeitados. Dá cursos a quem quer aprender a técnica. (JANAINA FIDALGO)

ONDE ENCONTRAR
Maria Luíza Ricci
tel. 0/xx/11/9553-0826

Regina Emy
tel. 0/xx/11/9231-3085

Sucra - Ateliê de Açúcar
tel. 0/xx/11/3045-0949
www.sucra.com.br

Pati Piva
tel. 0/xx/11/3758-1174


Texto Anterior: Memória: Pintor Marcel Mouly morre aos 89 em Paris
Próximo Texto: Brasileiros valorizam personalização
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.