São Paulo, domingo, 10 de janeiro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

"Houve subutilização de autores", diz autor de "Tempos Modernos"

Bosco Brasil diz que Globo preferiu grupo tradicional em razão da concorrência

DA REPORTAGEM LOCAL

Leia a continuação da entrevista com Bosco Brasil. (LM)

 

FOLHA - Como sua geração vive o conflito entre inovar e manter a tradição, sob a pressão por audiência?
BRASIL -
É engraçado, sempre sou novo autor (risos). Tivemos um período de subutilização de autores. Autor é caro, há investimento na formação de longo prazo. Em grande disputa de mercado, é complicado arriscar. Muita gente que poderia assumir novela não assumiu, foi política da Globo.
Estamos chegando no limite de autores tradicionais e começamos a assinar novela com certa idade. Na novela, quero levar todas as minhas influências. Quando a personagem for cantora de ópera, quero contar a história de modo operístico, testar outras linguagens.

FOLHA - Isso será uma tônica desta nova geração de autores?
BRASIL -
É inevitável. E o público também está mudando. Um garoto de 18 anos passou parte da vida vendo desenhos japoneses que são novelões, mas trazem outros aspectos.

FOLHA - Como fez séries de rádio, lhe pergunto: A TV não matou o rádio, mas acabou com sua dramaturgia. A internet e novas mídias podem acabar com a teledramaturgia por oferecer mais recursos à criação?
BRASIL -
Quando houve o declínio da dramaturgia no rádio, a possibilidade de confluência tecnológica com a TV era muito baixa. Hoje é diferente. A TV está se preparando para a confluência. A Globo vai fazer um trabalho bacana com "Tempos Modernos" na internet.
Não vai ser só um site, como o das novelas anteriores. Teremos um morador virtual do condomínio da novela. O computador, Frank, vai falar com internautas. A Globo está determinada a investir, criar uma plataforma que integre o público, com produção de conteúdo.


Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: Raio-X
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.