São Paulo, quinta-feira, 10 de fevereiro de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TELEVISÃO

Assinante ainda paga para ver TV aberta

DANIEL CASTRO
COLUNISTA DA FOLHA

O assinante de TV paga passou 60% do tempo que dedicou diariamente ao televisor em 2004 vendo canais abertos (3h35min). Ou seja, só viu a TV que realmente paga em 40% do tempo total (2h09min).
Mas o resultado, compilado pela Globosat com dados do Ibope, animou o setor de TV por assinatura. É que houve um crescimento de 12% no total de tempo dedicado aos canais pagos, embora o tempo gasto vendo TV aberta também tenha crescido _só 2%. Em 2004, o assinante ficou 14 minutos a mais por dia vendo TV paga do que em 2003.
Além disso, há quatro anos, quando o Ibope começou a medir audiência da TV por assinatura, os canais pagos atraíam o assinante durante apenas 30% do tempo que dedicava à TV.
O crescimento da audiência da TV paga se deve ao aumento do consumo de TV como um todo, a novos assinantes, às Olimpíadas e ao horário eleitoral na TV aberta.
Os dados mostram que os homens vêem mais TV paga do que as mulheres. Por faixa etária, os campeões de TV paga são as crianças: elas já dedicam metade do tempo a canais como Cartoon Network, Nickelodeon, Discovery Kids e Jetix.
Os dados oficiais do Ibope confirmam os da Globosat, embora com pequena variação. Segundo o Ibope, das 5h02min que o assinante dedicou à TV em 2004, 2h01 foram para a TV paga.

OUTRO CANAL

Filme B O SBT confirma em entrevista coletiva na próxima quarta-feira a criação do SBT Filmes, em parceria com a multinacional Warner. O modelo de negócio será semelhante ao da Globo Filmes: o SBT entra com a divulgação, a Warner, com a distribuição, e uma produtora independente, com a captação de patrocínio via leis de incentivo fiscal.

Elenco B O primeiro longa do SBT Filmes será "Coisa de Mulher", da Diler & Associados (a mesma produtora dos filmes de Xuxa), com direção de Eliana Fonseca (a mesma de "Eliana em o Segredo dos Golfinhos"). Os atores são Adriane Galisteu, Evandro Mesquita, o grupo Grelo Falante (humoristas cariocas) e Hebe Camargo.

Vem aí Por enquanto, "Laços de Família" e "Porto dos Milagres" são as novelas favoritas da Globo para substituir "Deus nos Acuda" na sessão "Vale a Pena Ver de Novo". Mas "Laços de Família" tem um problema: decisão judicial impede sua exibição às 14h30, e a Globo ainda não conseguiu revertê-la no Superior Tribunal de Justiça.

Interesse Pela primeira vez, a Globo investiu na transmissão da apuração do grupo de Acesso do Carnaval de São Paulo, de olho na audiência corintiana (Gaviões da Fiel). E acertou: marcou 22 pontos das 9h24 às 12h17 de anteontem, praticamente o dobro do que registra no horário.


E-mail - daniel.castro@uol.com.br

Texto Anterior: José Simão: Acabou a gandaia! Eu quero um trio acústico!
Próximo Texto: Programação de TV
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.