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INTERNET
Cinco maiores empresas dos Estados Unidos fazem parceria com a IBM e comercializam 2.000 álbuns na rede
Gravadoras começam a vender música on line
da Redação
As grandes gravadoras começam
a se render ao comércio on line de
música. As cinco maiores dos EUA
(Sony, Universal, Warner, EMI e
BMG) fizeram um acordo com a
IBM para colocar à disposição
2.000 álbuns que poderão ser "baixados" integralmente da Internet.
A nova tecnologia da IBM, que se
chama "Madison Project", foi revelada anteontem e atingirá inicialmente cerca de mil domicílios
norte-americanos cujas conexões
com a Internet são feitas com modem via cabo (com velocidade
mais de cem vezes maior que a dos
modems via linha telefônica).
Com o modem a cabo, um disco
com 60 minutos de duração pode
ser "baixado" em menos de dez
minutos. Pelo programa da IBM,
as músicas não poderão ser "baixadas" individualmente. O conteúdo adquirido poderá ser tocado
no disco rígido do computador ou
gravado num CD-R (CD virgem).
Ainda não foi divulgado o valor
dos discos "virtuais".
Segundo a IBM, a nova tecnologia, que seria criptografada, impossibilita a pirataria. "Essa nova
iniciativa representa o próximo
passo natural na utilização da Internet, fortalecendo a relação entre
os artistas e seus fãs", disse Rick
Selvage, gerente-geral de mídia
global e indústrias de entretenimento da IBM.
A iniciativa do chamado "Big Five" (as cinco maiores gravadoras
dos EUA) é a primeira etapa consistente para integrar efetivamente
um mercado que, segundo a Marketing Tracking International, empresa inglesa de pesquisa, deve
chegar a US$ 3,93 bilhões em 2005.
Em 97, o comércio de música na
Internet foi de US$ 28,7 milhões.
O grande empecilho para as gravadoras é a falta de um mecanismo
eficiente que impossibilite a pirataria e garanta a cobrança de direitos autorais dos artistas.
A gravadora norte-americana
Rykodisc, cujo cast inclui artistas
como Frank Zappa, Elvis Costello
e David Bowie, inovou ao colocar
175 músicas de parte de seu catálogo no polêmico formato MP3 no
site www.goodnoise.com. Cada
música custa US$ 0,99.
O MP3, grande vilão para as gravadoras, é um tipo de arquivo de
som que permite ser "atachado"
para e-mails e reproduzido em
computadores. A qualidade do
som é próxima à de um CD, e a
controvérsia em torno do formato
está no fato de a música poder
"viajar" de graça infinitamente pela Internet, já que não há mecanismos (como a criptografia) que
"rastreiem" os caminhos percorridos. Isso impossibilita a cobrança
de direitos autorais, por exemplo.
Entre as faixas disponíveis estão
"Sugarfoot Stomp", de Louis
Armstrong, e "Negrume da Noite",
de Virgínia Rodrigues.
(MARCELO NEGROMONTE)
Com agências internacionais
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