São Paulo, Quarta-feira, 10 de Fevereiro de 1999
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INTERNET
Cinco maiores empresas dos Estados Unidos fazem parceria com a IBM e comercializam 2.000 álbuns na rede
Gravadoras começam a vender música on line



da Redação

As grandes gravadoras começam a se render ao comércio on line de música. As cinco maiores dos EUA (Sony, Universal, Warner, EMI e BMG) fizeram um acordo com a IBM para colocar à disposição 2.000 álbuns que poderão ser "baixados" integralmente da Internet.
A nova tecnologia da IBM, que se chama "Madison Project", foi revelada anteontem e atingirá inicialmente cerca de mil domicílios norte-americanos cujas conexões com a Internet são feitas com modem via cabo (com velocidade mais de cem vezes maior que a dos modems via linha telefônica).
Com o modem a cabo, um disco com 60 minutos de duração pode ser "baixado" em menos de dez minutos. Pelo programa da IBM, as músicas não poderão ser "baixadas" individualmente. O conteúdo adquirido poderá ser tocado no disco rígido do computador ou gravado num CD-R (CD virgem). Ainda não foi divulgado o valor dos discos "virtuais".
Segundo a IBM, a nova tecnologia, que seria criptografada, impossibilita a pirataria. "Essa nova iniciativa representa o próximo passo natural na utilização da Internet, fortalecendo a relação entre os artistas e seus fãs", disse Rick Selvage, gerente-geral de mídia global e indústrias de entretenimento da IBM.
A iniciativa do chamado "Big Five" (as cinco maiores gravadoras dos EUA) é a primeira etapa consistente para integrar efetivamente um mercado que, segundo a Marketing Tracking International, empresa inglesa de pesquisa, deve chegar a US$ 3,93 bilhões em 2005. Em 97, o comércio de música na Internet foi de US$ 28,7 milhões.
O grande empecilho para as gravadoras é a falta de um mecanismo eficiente que impossibilite a pirataria e garanta a cobrança de direitos autorais dos artistas.
A gravadora norte-americana Rykodisc, cujo cast inclui artistas como Frank Zappa, Elvis Costello e David Bowie, inovou ao colocar 175 músicas de parte de seu catálogo no polêmico formato MP3 no site www.goodnoise.com. Cada música custa US$ 0,99.
O MP3, grande vilão para as gravadoras, é um tipo de arquivo de som que permite ser "atachado" para e-mails e reproduzido em computadores. A qualidade do som é próxima à de um CD, e a controvérsia em torno do formato está no fato de a música poder "viajar" de graça infinitamente pela Internet, já que não há mecanismos (como a criptografia) que "rastreiem" os caminhos percorridos. Isso impossibilita a cobrança de direitos autorais, por exemplo.
Entre as faixas disponíveis estão "Sugarfoot Stomp", de Louis Armstrong, e "Negrume da Noite", de Virgínia Rodrigues.
(MARCELO NEGROMONTE)


Com agências internacionais


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