UOL


São Paulo, segunda-feira, 10 de março de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TELEVISÃO

TV fatura R$ 5,7 bi e cresce 6% em 2002




DANIEL CASTRO
COLUNISTA DA FOLHA

As emissoras de TV de todo o país faturaram R$ 5,657 bilhões em 2002 e fecharam o ano com um crescimento nominal (sem descontar a inflação) de 5,9% em relação a 2001 _quando registraram queda de 3,3% sobre 2000.
Os dados são do projeto Inter-Meios, que monitora 90% dos veículos de comunicação do país, coletados pela empresa de auditoria Pricewatherhouse Coopers.
De acordo com o levantamento, o meio televisão aumentou sua fatia no "bolo" dos investimentos publicitários _que, no total, foram de R$ 9,6 bilhões no ano passado, 3,4% a mais que em 2001. Em 2002, de cada R$ 100 investidos em publicidade, R$ 58,70 (ou seja, 58,7% do bolo) passaram pelas emissoras de TV. Em 2001, a participação da TV no bolo da publicidade foi de 57,3% e em 2000, de 56%, segundo o Inter-Meios.
Consequentemente, os meios jornal (19,9% do bolo) e revista (9,7%) tiveram queda na participação e no faturamento em relação a 2001. Já a TV paga registrou um crescimento de 28,4% nas receitas publicitárias (R$ 183 milhões no ano) e ampliou sua participação de 1,5% para 1,9%.
Por causa da Copa do Mundo, junho foi o mês de maior faturamento das TVs abertas _tradicionalmente, é dezembro. No segundo semestre, no entanto, os investimentos em TV caíram. Atipicamente, o primeiro semestre foi o melhor, com 50,8% de todas as verbas do ano.

OUTRO CANAL

Samba 1 O Carnaval deste ano foi melhor para a Globo do que o do ano passado. A emissora teve 27% a mais de audiência no primeiro dia de desfiles das escolas de samba de São Paulo, na sexta-feira. Foram 14 pontos em 2003, contra 11 no ano passado.

Samba 2 Nos demais dias, a Globo manteve os mesmos índices de 2002. Ainda assim, o resultado é considerado satisfatório, porque o número de televisores ligados foi menor neste ano _menos na sexta, dia em que aumentou.

Casamento O canal pago Warner Channel exibe a partir de 2 de abril o "reality show" norte-americano "The Bachelor". No programa, um rapaz bem resolvido financeiramente encontra mulheres e as vai eliminando até escolher a que será sua noiva. Na TV aberta, o SBT detém os direitos do formato do "reality show", para exibição ou adaptação, a partir de 2004.

Light João Kléber, que agora diz que não apresenta mais baixarias, estréia quatro novos quadros nesta semana, no "Canal Aberto", da Rede TV!. Um deles, "O Palco É Seu", é filhote do "Se Vira nos 30", do "Domingão do Faustão" (Globo).

Certeza Arnaldo Jabor renovou contrato com o canal GNT e continua no "Manhattan Connection".

E-mail - daniel.castro@uol.com.br



Texto Anterior: Filmes e TV paga
Próximo Texto: Programação de TV
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.