São Paulo, quinta-feira, 10 de março de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Guia exibe história da arte em imagens

"Arte: O Guia Visual Definitivo", elaborado com consultoria do crítico inglês Andrew Graham-Dixon, traz 2.500 obras

Livro faz um tour pelas principais pinturas e esculturas de todas as épocas e escolas, perfilando 700 artistas

DE SÃO PAULO

Quando quatro crianças francesas encontraram uma caverna em Lascaux, em 1940, não faziam ideia de que os touros pintados nas paredes de onde brincavam eram de 15 mil a.C. É lá que começa a jornada do livro "Arte: O Guia Visual Definitivo", lançado pela Publifolha.
A obra é um guia ilustrado completo sobre a história da arte, que abrange os períodos da Pré-História ao século 21. E foi elaborado por uma equipe de especialistas em importantes escolas e movimentos artísticos, com consultoria do escritor, crítico de arte e apresentador de TV inglês Andrew Graham-Dixon.
Em seu prefácio, Graham diz que "Arte" é mais que uma enciclopédia visual sobre os grandes mestres da pintura e da escultura, com mais de 2.500 obras reproduzidas em detalhes e exibidas de forma cronológica.
Segundo ele, o objetivo do livro é "tornar o mundo dos museus e das galerias, das igrejas e dos claustros, dos templos e das mesquitas mais acessível e prazeroso".
A publicação, de capa dura e design que privilegia as fotos, traz análises minuciosas sobre trabalhos e artistas, de Renoir a Damien Hirst. E abre páginas inteiras para dissecar uma obra, como "O Beijo", de Gustav Klint, ou "Estudo do Retrato do Papa Inocêncio 10º de Velázquez", de Francis Bacon.
Além disso, "Arte" orienta o leitor na viagem de interpretação e compreensão dos trabalhos. Aborda temas como cor, luz, composição, perspectiva e técnicas, construindo uma cartilha do vocabulário dos artistas visuais ao longo dos séculos.
A leitura é permeada por frases de mestres, que desnudam o universo misterioso dos artistas, como a declaração de Miró sobre uma de suas obras mais famosas: "Estou vivendo de uns poucos figos secos por dia. "Carnaval de Arlequim" foi produto de alucinações causadas pela fome".



ARTE: O GUIA VISUAL DEFINITIVO
EDITORA Publifolha
QUANTO R$ 129,90 (612 págs.)



Texto Anterior: Vinhos - Jorge Carrara: Chilena Terranoble assina bom pinot noir de sabor amplo
Próximo Texto: Contardo Caligaris: "Cisne Negro", o Carnaval e as mães
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.