São Paulo, segunda-feira, 10 de abril de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TELEVISÃO

Ministério vai recomendar programa de TV




DANIEL CASTRO
COLUNISTA DA FOLHA

O Ministério da Justiça passará a recomendar aos brasileiros programas de televisão que julgar serem de boa qualidade. O "serviço" será oferecido pelo departamento de classificação indicativa do ministério, provavelmente a partir do segundo semestre.
Além de classificar os programas de TV e filmes em várias categorias (inadequados para menores de 10, 12, 14, 16 e 18 anos), conforme o grau de violência, sexo e drogas, o ministério vai instituir a casta de atrações televisivas "especialmente recomendadas".
O ministério ainda não revela quais serão os critérios para um programa conseguir o "selo" de "especialmente recomendado". A Folha apurou que essa classificação positiva será dada, por exemplo, a programas infantis considerados educativos e que não estimulem o consumismo. Documentários politicamente corretos, mesmo que tenham imagens impróprias para crianças, também poderão ganhar o "selo".
A nova categoria de programas vai constar do novo manual de classificação indicativa, a ser finalizado nos próximos dias. O manual faz parte das mudanças na classificação e que devem ser editadas por decreto até julho.
A nova classificação deverá instituir a faixa de programas impróprios para menores de dez anos. Trará também uma série de selos comuns a todas as emissoras para informarem na tela a classificação do programa em exibição.

OUTRO CANAL

Desespero 1 De Orlando (EUA), Silvio Santos decidiu sexta-feira fazer mudanças na grade do SBT a partir de hoje. Alterações repentinas no SBT não são novidade. A surpresa é a "criação" de um telejornal que só irá ao ar às segundas, terças, quintas e sextas.

Desespero 2 A partir de hoje, Carlos Nascimento apresentará um "Jornal do SBT" às 22h. Mas, às quartas, por causa do "reality show" "Ídolos", o informativo não irá ao ar -uma verdadeira "inovação".

Desespero 3 Já o "SBT Brasil", de Ana Paula Padrão", passa para as 18h30, horário ruim para os padrões brasileiros. Terá só meia hora (e não mais 45 minutos) e será precedido de um telejornal local apresentado por Hermano Henning. E o "Programa do Ratinho", que estava em baixa no Ibope, sai temporariamente do ar. As mudanças visam frear o crescimento da Record.

Terror 1 Nos próximos capítulos de "Belíssima", André (Marcello Antony) passará a ameaçar a família de Vitória (Cláudia Abreu) para forçá-la a tirar suas ações da Athena, a empresa que Júlia (Glória Pires) montou para retomar a presidência da Belíssima.

Terror 2 Com a ajuda de seu pai, o ex-bandidão Quiqui (Serafim Gonzalez), André tentará seqüestrar Sabina (Mariana Ruy Barbosa). Depois, partirá para cima de Tadeu (Thiago Martins).


E-mail - dcastro@folhasp.com.br


Texto Anterior: Programação de TV
Próximo Texto: Adoráveis pecadoras
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.