São Paulo, segunda-feira, 10 de abril de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Mendes da Rocha leva "Nobel da arquitetura"

Aos 77, arquiteto é o segundo brasileiro a receber o prêmio Pritzker, após Oscar Niemeyer, e se diz "emocionado

DA REPORTAGEM LOCAL

Paulo Mendes da Rocha, 77, foi anunciado ontem como vencedor do Pritzker, considerado o Nobel da arquitetura. Ele é o segundo brasileiro a receber o prêmio, depois de Oscar Niemeyer, em 1988.
A premiação foi criada em 1979 pela família Pritzker de Chicago, proprietária da rede Hyatt de hotéis. A medalha será entregue a Mendes da Rocha em uma solenidade em Istambul (Turquia), marcada para 30 de maio. Além de uma medalha em bronze, o arquiteto receberá US$ 100 mil.
Ontem, o júri do Pritzker divulgou um comunicado oficial sobre a escolha de Mendes da Rocha: "Seus materiais de concreto, sua assinatura e seus métodos de construção inteligentes e notavelmente diretos, criam prédios poderosos e expressivos, reconhecidos internacionalmente". Para os jurados, o trabalho do arquiteto sempre foi pautado por "senso de responsabilidade pelos habitantes de seus projetos, assim como pela sociedade como um todo". Ele foi também elogiado pela capacidade de utilizar habilmente espaços pequenos e orçamentos baixos.
À Folha, o arquiteto se disse "surpreso" e afirmou que a escolha de seu nome reforça o reconhecimento da arquitetura brasileira internacionalmente.
"Estou emocionado e honrado. O Brasil está entre os poucos países que receberam o Pritzker duas vezes. É uma distinção interessante para nós como lugar de pesquisa e reflexão sobre o habitat humano. É um prêmio para todos os arquitetos brasileiros, principalmente para a visão da importância do país no âmbito do ensino. Nossa formação tem uma âncora muito consistente", afirmou Mendes da Rocha, que se formou em 1954 pela Universidade Mackenzie e passou a lecionar na Universidade de São Paulo em 1961.
Oscar Niemeyer, 98, que recebeu a notícia por meio da Folha, afirmou que "o prêmio é muito justo". "Ele é muito competente, muito bom. Fico satisfeito em saber que recebeu o prêmio, porque realmente merece", afirmou.
Natural de Vitória (ES), Mendes da Rocha tem entre suas obras o recém-inaugurado Museu da Língua Portuguesa (São Paulo), em parceria com o filho, Pedro. Na capital paulista, levam também a sua assinatura o ginásio do Clube Atlético Paulistano, Museu Brasileiro de Arquitetura, Centro Cultural da Fiesp, Museu Brasileiro da Escultura e a revitalização da Pinacoteca do Estado e da praça do Patriarca, entre outros.
Dentre os arquitetos já premiados pelo Pritzker estão o norte-americano Frank O. Gehry e o português Álvaro Siza. (LAURA MATTOS)


Com agências internacionais


Texto Anterior: Nelson Ascher
Próximo Texto: Música: Festival reúne 4.000 em Atibaia
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.