UOL


São Paulo, terça-feira, 10 de junho de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TEATRO

Bate-papo pincela 12 anos de Parlapatões

DA REPORTAGEM LOCAL

O engenheiro civil Raul Barretto e o jornalista Hugo Possolo contam como trocaram seus diplomas pela construção de um projeto artístico chamado Parlapatões, Patifes e Paspalhões. A Rede SescSenac de Televisão leva ao ar o documentário "Parlapatões - Circo, Teatro e Rua", dentro da série "O Mundo da Arte".
O documentário é conduzido por um bate-papo com Barretto e Possolo, naturalmente pleno em piadas, pois se está pisando o território dos palhaços. Há até um sinal de "bip" para censurar um palavrão, o que soa ridículo.
Seria impossível traduzir em cerca de 30 minutos as ricas contradições do grupo paulistano, que completa 12 anos em 2003. Os diretores do especial, Cacá Vicalvi e Zezo Cintra, condensam imagens e falas que favorecem, em parte, o público leigo que não conhece a história da trupe. Para quem já assistiu a algum espetáculo, porém, a sensação é de "quero mais".
Há trechos de boa parte das 19 peças montadas até aqui, de "Sardanapalo", que revelou os Parlapatões em 1993, na extinta Mostra Sesc de Teatro, a "As Nuvens e/ou Um DeU$ Chamado Dinheiro", ora em temporada.
O programa frustra no quesito depoimentos, talvez merecedor de uma segunda parte.
Uma das marcas do grupo é atrair outros artistas a cada novo projeto, ainda que mantenha o seu eixo de repertório (Barretto, Possolo e, no momento, Claudinei Brandão e Henrique Stroeter). Faltou o olhar retrospectivo desses outros parlapatões espalhados pelos palcos, picadeiros e ruas do país, como Alexandre Roit, Jairo Mattos, Angela Dip, Jacqueline Obrigon etc.
A melhor parte é o terceiro segmento, quando apanha o ensaio de "As Nuvens" e expõe o poder da improvisação, corriqueira nos camarins, mas que depois vaza para os ensaios e, inevitavelmente, para o palco e a platéia.
(VALMIR SANTOS)


PARLAPATÕES - CIRCO, TEATRO E RUA. Quando: hoje, às 22h; amanhã (5h); quinta (17h30); dia 13/6 (10h); 14/6 (18h); 15/6 (4h); e 16/6 (11h), na Rede SescSenac.


Texto Anterior: "Degas Dança Desenho": Valéry articula sensações por Degas
Próximo Texto: Bernardo Carvalho: "Não me toques"
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.