São Paulo, terça-feira, 10 de junho de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Blu-ray busca espaço no Brasil

Pacote com shows internacionais traz primeiros títulos musicais lançados no país no novo formato

Lançamentos incluem apresentações de Elvis Costello, Santana, Black Crowes, Queen, Deep Purple e Alice Cooper, entre outros

CARLOS CALADO
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Objeto de desejo para apreciadores mais exigentes de filmes ou de música, o blu-ray (disco ótico de alta definição que deve suceder o DVD) começa a se estabelecer no mercado brasileiro.
Títulos com shows de figurões do rock, do pop e do jazz já estão chegando às lojas especializadas com preços mais acessíveis, abrindo caminho para a expansão desse formato.
"Ainda temos de importar nossos produtos, mas fizemos o mesmo dez anos atrás, quando o DVD era novidade", diz Cláudio Silberberg, diretor da gravadora ST2, que acaba de lançar o primeiro pacote de blu-rays musicais no país.
São nove títulos do selo Eagle Vision, que destacam o cantor Elvis Costello, os guitarristas Carlos Santana e Pat Metheny, além das bandas Black Crowes, Queen, Deep Purple, Alice Cooper, Yes e Toto.
Os preços desses blu-rays variam entre R$ 79,90 e R$ 99,90 -títulos similares eram vendidos antes em lojas importadoras por até R$ 130,00.
"Quando os blu-rays forem fabricados no Brasil, os preços podem cair 50%", calcula Silberberg. No entanto, é pouco provável que a fabricação desses produtos no país comece antes de 2009.
Marcus Fabricio, gerente de marketing da Sony BMG, afirma que a queda dos preços do hardware de blu-ray (players de mesa ou drives para computadores) será fundamental para que esse formato amplie sua base de consumidores, ou mesmo para que a fabricação nacional seja iniciada.
"Hoje, o player mais barato custa em torno de R$ 2 mil no Brasil. Por isso, esse formato ainda atinge apenas audiófilos ou uma fatia mais exigente de público", diz o executivo da Sony BMG.
A gravadora também vai distribuir neste mês um pacote de dez blu-rays musicais, com títulos já lançados em DVD, de artistas como John Legend, Bruce Springsteen, David Gilmour, Tony Bennett, Chris Botti, Shakira e Celine Dion.
Aos interessados no som e nas imagens em alta definição do blu-ray, vale lembrar que não basta ter um player para usufruir os recursos dessa tecnologia. Também é necessário contar com uma tela ou uma TV de alta resolução (LCD ou plasma), além de um sistema de som adequado com pelo menos cinco caixas acústicas e subwoofer. O investimento ainda é alto, mas a diferença entre o blu-ray e o DVD é sensível, especialmente no aspecto da imagem.

"Névoa"
"A diferença é tão gritante quanto você ver uma paisagem com névoa ou sem névoa. A sensação de profundidade que o blu-ray oferece é impressionante", compara Silberberg, da ST2, que também planeja lançar nos próximos meses títulos dos cantores Amy Winehouse e Jamie Cullum, da banda Korn e dos guitarristas Eric Clapton e Brian May.
Apostando na queda em curto prazo dos preços dos players, o que permitirá que o número de consumidores aumente, Fabrício diz que a Sony BMG já começa a pensar em títulos de artistas brasileiros em blu-ray.
"Temos a intenção de fazer a captação em alta definição de algum show nacional ainda em 2008", revela, sem citar nomes de artistas.
O executivo estima em dois anos o prazo para que o blu-ray se popularize no Brasil, com o caminho facilitado pelo sucesso do DVD. "A migração do VHS para o DVD trouxe uma mudança de hábito de consumo. Até então, as pessoas não compravam fitas de VHS, apenas as alugavam. Com o DVD, elas passaram a querer ter seus títulos favoritos em casa. O blu-ray dará continuidade a esse hábito", compara Fabricio.


Texto Anterior: Hiperlink 2
Próximo Texto: Destaques
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.