São Paulo, sábado, 10 de julho de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TELEVISÃO

Divulgação/TV Cultura
CINEMA EM CASA Índios guaranis em cena de "Continente dos Viajantes", exibido hoje, às 21h, na TV Cultura; o documentário viaja de Santa Catarina até Barra do Chuí, na divisa com o Uruguai

Lula multiplica alcance de sua TV oficial

LAURA MATTOS
DA REPORTAGEM LOCAL

Em crise de popularidade, o governo Lula decidiu investir no canal de TV criado para veicular ações do Planalto e transmitir eventos e pronunciamentos oficiais, além das viagens do presidente. O NBR, produzido pela Radiobrás (estatal de comunicação), passará de um alcance médio de 1,5 milhão de domicílios no país para algo perto de 12 milhões.
A emissora era distribuída a 50 municípios do país, apenas por meio da operadora de TV paga Net. Passou a ser transmitida por satélite e pode ser captada por antena parabólica em todo o país.
O governo federal terá um gasto mensal de R$ 345,5 mil para pagar o aluguel do satélite à StarOne (empresa da Embratel).
Para assinar o contrato, a Radiobrás contou com auxílio financeiro da Secom (secretaria de comunicação de governo), responsável pela imagem do Planalto.
O site da Radiobrás (www.radiobras.gov.br) diz que "o principal objetivo da emissora é informar sobre ações econômicas, políticas e sociais do Poder Executivo". Eugênio Bucci, presidente da estatal de comunicação, afirma que a ampliação do alcance do canal NBR é uma maneira de "equilibrar o acesso da opinião pública às informações", já que as TVs Câmara e Senado também são veiculadas pelo mesmo satélite.
O acordo entre o governo federal e a StarOne é válido até dezembro deste ano, mas poderá ser prorrogado por mais 60 meses.

OUTRO CANAL

Traço
O contrato entre SBT e Datanexus, que mede audiência de televisão, venceu no último dia 30 e não será renovado pela emissora. Detalhe: a criação do instituto de pesquisa, lançado oficialmente há menos de seis meses, foi bancada por Silvio Santos.

Rindo à toa
Além de incluir em seus cartões pré-pagos charges do Casseta & Planeta, a operadora Claro vai contratar Bussunda e Helio de la Peña para uma campanha publicitária e patrocinar o programa que os humoristas produzem para várias rádios.

Ficção
A história das telenovelas é a aposta da Globo para tentar alavancar a audiência de "Fama" na tarde de hoje. Mauro Alencar, especialista em teledramaturgia, participará do "reality show".

Quem?!
Apesar de "Fama 3" não ter alavancado, participantes das edições anteriores ainda tentam aproveitar a carona dessa versão para lançar CDs. Juliano Cortuah, de "Fama 1", faz show com suas músicas. E Nalanda, do "2", prepara o lançamento de seu disco.

Martelo
A data agora é oficial. "Casa dos Artistas Apresenta Protagonistas de Novelas" estréia em 8 de agosto. E o SBT colocou 30 profissionais para a pré-seleção das milhares de inscrições.

E-mail laura@folhasp.com.br


Texto Anterior: Mônica Bergamo
Próximo Texto: Programação de TV
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.