São Paulo, domingo, 10 de julho de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FILMES DE HOJE

TV PAGA

"As Deusas" revela um bom momento de Khouri

INÁCIO ARAUJO
CRÍTICO DA FOLHA

No número mais recente da revista "Cult", o fino crítico que é João Carlos Rodrigues aproxima Walter Hugo Khouri de Antonioni. Rodrigues chama a atenção para a necessidade de reavaliar a obra de Khouri, hoje que as disputas políticas que o isolaram do cinema novo e o colocaram à margem da história do cinema brasileiro estão extintas.
A idéia é a reter, hoje que a TVE Brasil exibe "As Deusas", de 1972 (às 23h30) -um dos filmes mais significativos da última fase do diretor paulista. No entanto, é preciso não tirar do horizonte algumas questões conexas: em vida, Khouri renegava essa aproximação com Antonioni, não porque não existisse, mas porque a comparação tendia inevitavelmente a classificá-lo como um imitador.
Voltemos à história: que estranha capacidade alimentamos no Brasil de excluir dela bons cineastas e trazer para ela inúmeras mediocridades. Pode-se argumentar que "bom" e "medíocre" são categorias subjetivas. Em parte, apenas. Aproxime-se de um Khouri e será fácil ver que seus filmes saíam exatamente o que ele queria que saíssem.
Enfim, fazia o que poucos fazem como poucos fazem. Seus filmes são oscilantes. Brilham, quase sempre, nos anos 60. Depois dos 70, repetem-se, quase sempre. Khouri teria lucrado mais se tivesse saído de si mesmo e aceito encomendas de vez em quando.
Parece-me que seu trabalho tem não poucas semelhanças com o de Claude Chabrol, que é, no entanto, um crítico social implacável. Como Khouri, seu artesanato é impecável. E num filme como "As Corças" (Eurochannel, 2h), ele se mostra capaz de observar o universo feminino com tanta paixão quanto Khouri. Sua vantagem: é um realista e sabe disso. Já Khouri foi um realista "malgré lui", em cujos filmes a ambição metafísica foi, não raro, uma solene tranqueira.

Texto Anterior: Programação de TV
Próximo Texto: TV aberta: Garota tímida imita cantoras famosas em "Laura"
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.