São Paulo, segunda-feira, 10 de julho de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Outro Canal

Daniel Castro

Globo planeja novo canal em São Paulo

A Globo planeja lançar nos próximos dois ou três anos um novo canal de TV em São Paulo. A nova emissora ocupará o canal 19, em UHF, e deverá ser totalmente voltada para a região metropolitana, transmitindo jornalismo de serviço, com informações sobre o trânsito e previsão de tempo.
O canal 19 foi obtido pela Globo no final da década de 80 como uma concessão para operação de serviços de TV paga. É um canal do tipo "S" ou "TVA" (de TV por assinatura). Como a TV paga deixou de usar freqüências de UHF, canais desse tipo passaram a ser parcialmente usados para programação aberta. Atualmente, eles podem irradiar até 11 horas por dia de programação aberta. Nas demais horas, só podem transmitir sinal codificado.
A Globo atualmente transmite o áudio da Globo News no canal 19. O grupo Abril mantém dois canais "S" (o 24 e o 28, que são usados por igrejas). A Band tem o canal 50.
Com o fim da TV paga via UHF, os canais tipo "S", a rigor, deveriam ser devolvidos para a União. Mas as empresas que os receberam há quase 20 anos conseguiram mantê-los.
Atualmente, antena e transmissor do canal 19 estão localizados no pico do Jaraguá (zona oeste). Mas, devido à entrada de novos canais digitais em operação no início de 2007, a Globo terá que transferi-los para uma nova torre que constrói na alameda Santos.

DESENHO CERTO 1 Estão dando certo as mudanças que Ricardo Valladares, novo diretor da área artística do SBT, vem fazendo no "Bom Dia & Companhia". Nas duas últimas semanas, o programa infantil voltou a derrotar a Globo no Ibope da Grande São Paulo.

DESENHO CERTO 2 Basicamente, as mudanças no "Bom Dia & Cia" se resumem à saída de uma apresentadora, à redução dos intervalos comerciais e à troca de ordem de exibição de desenhos.

NOVA PROPAGANDA O SBT vai mudar a agência que cuida de sua imagem. Sai a Grottera. Entra a Lew, Lara.

VIDEOREPÓRTER A Band terá a partir de hoje três repórteres-abelha em SP a serviço de seus telejornais.

REABILITAÇÃO 1 Colocado em segundo plano em "América" por Glória Perez após a saída de Jayme Monjardim da direção da novela, o compositor Marcus Vianna está de volta à Globo. É dele o arranjo de "Dust in The Wind" que Paula Fernandes interpretará em "Páginas da Vida".

REABILITAÇÃO 2 Vianna sempre emplacou suas composições nas novelas dirigidas por Monjardim -como "Páginas da Vida", escrita por Manoel Carlos.

REABILITAÇÃO 3 Em "América", Vianna viu o tema de abertura que ele criou (cantado por Milton Nascimento) ser trocado por outro, na voz de Ivete Sangalo. Mas "Ave Maria Natureza", que ele arranjou para Paula Fernandes, sobreviveu.


Texto Anterior: Mônica Bergamo
Próximo Texto: Programação
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.