São Paulo, quinta-feira, 10 de julho de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Crítica/show

Bagunça boa alivia muitas falhas de show para Donato

LUIZ FERNANDO VIANNA
DA REPORTAGEM LOCAL

Mais passa o tempo, mais João Donato fica jovem -e cercado de jovens. A bagunça (no bom sentido) que o meninão de 73 anos fez no palco do Auditório Ibirapuera, anteontem à noite, compensou um pouco a bagunça (no mau sentido) que marcou boa parte do show em homenagem a ele, capítulo das comemorações do cinqüentenário da bossa nova.
Pela ordem de entrada em cena, Bebel Gilberto, Adriana Calcanhotto, Fernanda Takai e Marcelo Camelo sofreram com a falta de retorno de voz, tendo de se ocupar mais em ajeitar os fones de ouvido do que em cantar bem -Takai precisou até repetir "Lugar Comum" por causa da situação sofrível.
Por sorte ou maior precaução, Roberta Sá não enfrentou esses obstáculos e brilhou em "Não Tem Nada Não", "Minha Saudade" e "Sambou... Sambou". Foi a mais aplaudida pelo público engravatado e um tanto frio.
Ela ganhou também por ter sido a única com voz suficientemente potente para não ficar encoberta pela ótima Orquestra Ouro Negro, comandada por Mario Adnet. Por causa do mau ajuste do som, Bebel ("A Rã", "Flor de Maracujá", "Até Quem Sabe" e, com Calcanhotto, "Bananeira") e Camelo ("Brisa do Mar", "Terremoto" e "Simples Carinho") foram pra- ticamente engolidos. Calcanhotto e Takai sobreviveram nas mais calminhas, como "Naquela Estação" e "Nunca Mais", respectivamente.
A boa bagunça começou quando Donato assumiu o piano para cantar com as "donatitas" (como batizou as cantoras) "Ê Menina", e seguiu com Marcelo D2 se juntando ao time em "Balança, Menina", letra sua. A alegria provocou em Donato uma fala tipicamente donatiana: "É muita emoção... (pausa) Não, não é muita...".
Com direito a Bebel rodar muito a saia -e mostrar o que havia sob ela-, às "donatitas" darem uma de Quarteto em Cy em "A Paz" e a todos se esbaldarem em "Nasci para Bailar", o show acabou numa euforia que ofuscou em parte os percalços. Agora, o Auditório Ibirapuera tem pouco mais de um mês até as apresentações de João Gilberto. Dá para evitar o desastre.

Avaliação: regular



Texto Anterior: 3namassa faz "esquenta" hoje no Studio SP
Próximo Texto: Comida: Os segundos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.